Em Belém, no bairro de Nazaré, pedestres reclamam que estão tendo dificuldades para caminhar com segurança pelas áreas de calçada. Isso porque condutores estão infringindo constantemente as regras de trânsito e deixando seus veículos estacionados em cima de calçadas, atrapalhando o ir e vir das pessoas. A equipe de reportagem do DIÁRIO fez uma ronda no bairro e registrou a situação que é considerada infração de natureza grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Na travessa Benjamin Constant, entre as avenidas Braz de Aguiar e Nazaré a passagem, na ocasião, foi totalmente bloqueada por dois veículos. Para seguir caminho, as pessoas precisavam desviar para a pista ou passar “espremidas” entre um carro e uma moto que foram estacionados um ao lado do outro. Nesse mesmo perímetro, a poucos metros dos dois veículos parados irregularmente, a infração se repetia. Ali, um carro na cor branca também foi estacionado ocupando boa parte do calçamento.
- Sespa abre PSS para agente administrativo e motorista
- Vídeo mostra processo de retirada de navio naufragado no PA
Na avenida Gentil Bittencourt, entre as travessas Quintino Bocaiúva e Generalíssimo Deodoro, um carro foi estacionado praticamente na porta de uma instituição pública. Pelas redes sociais, um morador do bairro foi surpreendido ao chegar em frente ao seu estabelecimento e avistar um carro bloqueando a entrada. “Sem condições a Benjamin Constant entre Brás e Nazaré! Carro na porta da minha empresa! Impossibilitando além dos pedestres nas calçadas, a entrada e saída de volumes! Ajudem, por favor!”, publicou.
A arquiteta Fernanda Vasconcelos, 23, que é moradora do bairro, conta que o desrespeito às regras de trânsito é bem maior nos horários de pico, ao longo do dia, e também aos finais de semana. “Aqui nessa área temos vários bares e restaurantes. Quando chega na quinta-feira, dia em que geralmente esses estabelecimentos começam suas atividades, a gente sabe que vai ser sufoco para passar pelas calçadas. É tanto carro que fica praticamente impossível passar, a não ser que se andepela pista”, lamenta.
A quebra da regra não ocorre somente no bairro de Nazaré, mas também em outras partes da cidade. Na Domingos Marreiros, entre as travessas Castelo Branco e 3 de Maio, por exemplo, uma fila de motos estacionadas ocupava, na ocasião, boa parte da área destinada para a circulação segura de pedestres.
Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) disse que mantém fiscalização constante em rondas diurnas e noturnas na cidade para coibir infrações de trânsito e, em caso de flagrante, faz as devidas autuações. Com relação ao estacionamento em calçadas da Benjamin Constant, entre a Braz de Aguiar e a Nazaré, a Semob diz que também mantém fiscalização constante na área da Braz de Aguiar e tem autuado condutores que estacionam no passeio público.
INFRAÇÃO
A Semob ressalta que o CTB classifica a infração como grave e que os proprietários de automóveis podem ser multados e ter os veículos removidos para o pátio de detenção, caso sejam flagrados estacionados em local proibido.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar