A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), órgão da Prefeitura de Belém, tem chamado a atenção dos seus seguidores nas redes sociais sobre a necessidade de estarem atentos à chegada da vacinação para os grupos que ainda não foram contemplados. Isto porque, em decorrência do verão e das férias escolares, nos finais de semana é comum que as pessoas saiam da cidade com destino a praias ou balneários, comprometendo, consequentemente, o calendário de vacinação dos grupos prioritários.
Nas redes sociais da Prefeitura, uma postagem de um usuário destaca os nascidos em 1991 e solicita à Secretaria que evite a vacinação aos finais de semana, já que as pessoas viajam. Em resposta, a Sesma argumentou que precisa escolher prioridades e que quando as vacinas chegarem novamente à cidade, a estratégia será imunizar a população o mais rápido possível para evitar que o vírus faça mais vítimas. E finaliza informando que “não dá para esperar os alecrins dourados voltarem das praias para iniciar o calendário de vacinação”.
- Covid-19: Marituba vacina pessoas de 32 nesta sexta (16)
- Helder anuncia a chegada de mais 162 mil doses de vacinas
Mesmo diante de um cenário de pandemia somado a um período de diversão maior, a infectologista Andréa Beltrão alerta para o fato de que muitos indivíduos não estão vacinados e temem o imunizante por conta da proibição do consumo de bebida alcoólica. “Vemos muitos jovens em atividade, trabalhando, mas que ainda não se vacinaram porque não podem beber e as férias e a praia são sinônimos disso. Ou seja, estas pessoas estão postergando a vacina e devem entender que a prioridade neste momento é a saúde e não a diversão”, opina. “O ideal é deixar a diversão um pouco de lado e se vacinar para depois se divertir mais tranquilamente. Momentos de animação terão sempre e agora é a hora de aproveitar o momento da vacina”.
Ainda segundo ela, um prazo adequado para não ingerir bebida alcoólica seria de 48 a 72 horas. “Porque a bebida reduz a imunidade e corre-se o risco de a vacina não formar o anticorpo adequadamente. Porém, a baixa imunidade não está relacionada somente à bebida. Uma má alimentação também pode afetar o sistema imunológico da pessoa”, completa.
Embora os números de casos de covid-19 na capital estejam reduzindo, é importante lembrar que ainda estamos em um período de pandemia e que as medidas sanitárias devem continuar sendo adotadas nesta época. “Reduzimos o número de casos de mortalidade, porém a pandemia não terminou. O distanciamento social, o uso de máscaras, álcool em gel, a lavagem das mãos e evitar aglomerações vão continuar. Sabemos que nas férias muitas pessoas vão para os balneários, e embora seja um lugar aberto e arejado e que dificulta o uso de máscaras devido ao calor, é importante ter o cuidado de não aglomerar. Temos novas variantes agressivas, tanto quanto a que passamos pela segunda onda”, afirma a infectologista.
Calendário
A Prefeitura de Belém disponibiliza aos usuários informações sobre o calendário de vacinação contra a covid-19 dos grupos prioritários no link.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar