Diário Online
Notícias / Notícias Pará
RENDA

Programa Bora Belém já beneficia cerca de 6 mil famílias

O programa de renda cidadã é uma cooperação entre o Governo do Pará e a Prefeitura Municipal.

quinta-feira, 22/07/2021, 11:51 - Atualizado em 22/07/2021, 11:50 - Autor: Luiz Flávio


Imagem ilustrativa da notícia: Programa Bora Belém já beneficia cerca de 6 mil famílias
| Mauro Ângelo

Ações para o enfrentamento da extrema pobreza

Cláudio Puty, titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), que preside o Comitê Gestor do Bora Belém, diz que o grande desafio do programa foi sanar as inconsistências do CadÚnico, através de uma minuciosa busca ativa realizada em conjunto com a Funpapa para identificar o real perfil dos beneficiários.

“Muitas dessas famílias na situação de extrema pobreza e que estavam no CadÚnico demonstravam inconsistência. Muitas delas não eram encontradas nos endereços dos cadastros. Outras não estavam em situação de extrema pobreza, mas se declararam assim para ter desconto na conta de luz, por exemplo”.

Puty destaca que a prefeitura ainda não conseguiu fechar o perfil exato da extrema pobreza na capital em razão da fragilidade da base de dados disponível atualmente. “Esse será o grande desafio para o futuro para que possamos planejar com maior exatidão as ações do governo para serem mais eficazes, com o máximo retorno para a sociedade”, afirma.

O secretário destaca ainda que o Bora Belém avançou e agora integra ações intersetoriais para ampliar o enfrentamento da extrema pobreza. “São ações muito além do auxílio mensal, que vão proporcionar capacitação, formação profissional e empreendedorismo aos beneficiários. Com isso, eles terão oportunidade de renda e trabalho”, explica Puty.

Além da Segep, integram o Comitê Gestor do Bora Belém as Secretarias Municipais de Educação (Semec) e Economia (Secon) e o Fundo Ver-o-Sol.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS