plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NEGACIONISMO CIENTÍFICO

Biólogo pró-cloroquina participa da Comissão do Círio 2022

O biólogo Régis Andriolo, professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), participou de um vídeo com a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro – conhecida como “Capitã Cloroquina”, onde ela pedia sugestões de perguntas para a CPI.

Imagem ilustrativa da notícia Biólogo pró-cloroquina participa da Comissão do Círio 2022 camera O biólogo e professor da UEPA Regis Bruni Adriolo: treinamento para "Capitã Cloroquina" e defesa estatística sobre o medicamento | Reprodução

O Arcebispo Metropolitano Dom Alberto Taveira Corrêa, os Padres Barnabitas e a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) anunciarão ao público, no início de agosto, a Programação Oficial do Círio 2021.

Na semana passada, fontes ligadas à Diretoria da Festa de Nazaré confirmaram ao DIÁRIO de que é quase certa a possibilidade de haver a realização do Círio nos moldes tradicionais em outubro deste ano. Entre os motivos elencados estão ainda o ritmo da vacinação, cuja meta é imunizar a população de a partir dos 18 anos de idade ainda em agosto.

Porém, até o momento, ainda é incerto a procissão presencial. Uma comissão, que inclui profissionais de Saúde, pesquisadores e entre outros profissionais está analisando a situação da pandemia e as questões sanitárias para confirmar se será ou não realizado o evento de forma presencial. A comissão existe desde 2020.

Porém, nesta quinta-feira (22), começou a circular nas redes sociais, que um dos integrantes da comissão é o professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Régis Andriolo, defensor de medicamentos sem comprovação científica, como a hidroxicloroquina.

LEIA TAMBÉM: Professor da Uepa treinou "Capitã Cloroquina" para CPI. Veja!

Na quarta-feira (21), ele participou de um vídeo com a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro – conhecida como “Capitã Cloroquina”, onde ela pede sugestões de perguntas para serem enviadas aos senadores governistas da CPI da Covid-19, que eles estão no caminho certo.

“E o treinamento da capitã cloroquina pra CPI, que foi mediado por uma professor da @uepaoficial?! jornais de belém terão muito o que dizer além das praias e do veraneio nos próximos dias”, disse a jornalista Brenda Taketa.

“Jamais podemos naturalizar um tipo de ciência colaborativa com políticas de morte. Que deplorável posicionamento da UEPA em passar pano ao necrosaber exercido por um dos seus. Lembrei desse texto: Assassinos da SS com doutorado via @elpais_brasil”, disse o doutor em Desenvolvimento Socioambiental - NAEA/UFPA, Elielson Silva.

O Twitter do Belém Trânsito também questionou o fato de uma pessoa que é negacionista fazer parte da comissão do Círio. “Comissão encarregada de Assessorar a Arquidiocese tem biólogo da UEPA que fez live com Capitã Cloroquina. Ontem os principais jornais do país publicaram vídeo com professor e secretária do Ministério da Saúde falando sobre tratamento ineficaz contra Covid”.

Em 2020, o jornalista mauro Bonna divulgou o nome dos integrantes da comissão. Entre eles, o professor Regis Andriolo. “Círio Comissão de análise encarregada de assessorar a Arquidiocese na tomada de decisão sobre o Círio 2020: Cássio Caldato, Milena Caldato, Haroldo Matos, Pedro Vasconcelos, Regis Andriolo, Salomão Kahwage e Vânia Brilhante”.

Nas redes sociais, a Uepa se posicionou sobre o assunto. “A posição do professor é isolada e não representa uma posição da Universidade. Não existe nenhum estudo institucionalizado sobre a eficácia cloroquina ou de outros medicamentos contra a Covid-19.

Na plataforma Lattes, Regis se apresenta com um currículo que inclui pós-doutorado. Na pagna pessoal, consta: "Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Universidade Federal de São Paulo) e Doutor em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Terapêutica (Universidade Federal de São Paulo). É pesquisador associado à The Cochrane Collaboration e Professor Adjunto II - Universidade do Estado do Pará, Departamento de Saúde Comunitária. Tem experiência em Medicina Baseada em Evidências, Revisões Sistemáticas, Metanálises, Translational Research e Avaliações Tecnológicas em Saúde (h-index 22 / Research Gate)".

O DOL entrou em contato com a Arquidiocese de Belém a fim de apurar a participação de Regis Andriolo na comissão. No começo da noite desta quinta-feira (22), a Diretoria da Festa de Nazaré já se manifestou sobre os questionamento encaminnhados pela reportagem, sem negar que Regis Andriolo integra a comissão. A nota à imprensa diz apenas: "A Diretoria da Festa de Nazaré já se manifestou sobre o Círio 2021 em nota oficial publicada em 14/07/2021. Novas informações apenas no dia 08/08/2021". Abaixo a nota publica pela Arquidiocese no dia 14:

Biólogo pró-cloroquina participa da Comissão do Círio 2022
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias