plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
HÁ CHANCES

Círio deve ser realizado presencialmente este ano

Segundo fontes ligadas à diretoria da Festa, ritmo de vacinação e queda de casos e mortes favorecem a realização da programação tradicional

Imagem ilustrativa da notícia Círio deve ser realizado presencialmente este ano camera Maior festa religiosa do Brasil, o Círio reúne cerca de 2 milhões de pessoas na principal procissão | Arquivo

Com a ocupação de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Belém exclusivos para a Covid-19 em 17,1% e 28,1%, respectivamente, fontes ligadas à Diretoria da Festa de Nazaré confirmaram ao DIÁRIO de que é quase certa a possibilidade de haver a realização do Círio nos moldes tradicionais em outubro deste ano. Entre os motivos elencados estão ainda o ritmo da vacinação, cuja meta é imunizar a população de a partir dos 18 anos de idade ainda em agosto.

A continuar nesse passo, a projeção anunciada pelo governo do Estado ampliará as chances de haver a realização do evento em 2021. O formato, se serão mantidas todas as procissões ou novos eventos durante a quadra nazarena, deverá ser anunciado mês que vem.

Antes de qualquer decisão, o próprio governo deve realizar o que é conhecido em todo o mundo como evento-teste: uma programação, com público limitado e outros regramentos, para testar as medidas de segurança a serem implementadas a partir da suspensão das principais restrições contra o coronavírus. Em Londres, essa experiência já ocorreu com festivais de música, e em São Paulo deverão ser realizados dez desses testes até o fim deste mês.

Aqui no Pará ainda não foram anunciadas datas ou moldes, se haverá testagem para Covid dos participantes/convidados, ou exigência de já ter tomado ao menos a primeira dose de algum imunizante, mas sabe-se que os resultados da iniciativa devem ser determinantes para a decisão por um Círio “normal” ou não.

É levado ainda em consideração o fato de que o número de casos e mortes caiu bastante, muito em função da corrida pela imunização, que já alcançou os adultos na casa dos 30 anos de idade na maioria dos municípios paraenses. Em todo o Estado, a ocupação de leitos clínicos e UTI por pacientes de Covid estava, até segunda,dia 12, em 42% e 60%.

Em 23 de junho foi divulgado um comunicado sobre o Círio 2021 informando que no domingo, 8 de agosto, na Basílica Santuário, após a Santa Missa das 18h, o arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira Corrêa, os Padres Barnabitas e a DFN anunciarão ao público a programação oficial.

BANDEIRAS

Na última sexta, 9 de julho, o bandeiramento das regiões foi atualizado, e Metropolitana, Marajó Oriental, Nordeste e Baixo Tocantins saíram do amarelo (Zona 03 - zona de controle II) para o verde (Zona 04 - abertura parcial). A coloração é a última antes do bandeiramento que prevê um “novo normal”, e só mantém fechados boates, casas noturnas e casas de shows, além de proibição de shows e festas abertas ao público, bem como presença de público em eventos esportivos.

No mês de março deste ano, foram registrados 67.719 casos de Covid-19 no Estado; em abril, o número caiu para 39.008; em maio, para 30.422; em junho, a queda foi ainda maior, com o registro de 16.464 casos. Neste mês de julho, até o dia 10, com um terço do mês completo, o Pará contabilizava 443 novos casos.

O número de mortes em decorrência de complicações por conta da doença também segue em queda. Em março, foram registrados 2.387 óbitos; no mês de abril, 2.298; em maio, 799; em junho, 473; e até os primeiros dez dias deste mês, o Estado tinha 31 óbitos por conta da Covid-19.

Como foi em 2020

Em 2020, imagem peregrina sobrevoou a cidade de helicóptero, sem romarias oficiais
📷 Em 2020, imagem peregrina sobrevoou a cidade de helicóptero, sem romarias oficiais |Mauro Ângelo

Seguindo as recomendações de autoridades de segurança e também médicas, no ano passado, o Círio não contou com as romarias oficiais, nas ruas, nem mesmo a do segundo domingo de outubro. Naquele dia a imagem peregrina sobrevoou, de helicóptero, os hospitais de Belém, para abençoar os doentes de Covid-19, e ao final da manhã uma missa foi celebrada na Basílica de Nazaré a portas fechadas, sem a presença dos fiéis. Durante os outros dias da quadra nazarena, promesseiros podiam cumprir suas promessas respeitando o distanciamento social e restrições de permanência na Praça Santuário, bem como acompanhar outras programações via internet.

O que diz a Diretoria da Festa de Nazaré?

Após a matéria publicada no DOL e no Diário do Pará, a diretoria da Festa de Nazaré se manifestou a través de nota.

Leia na Íntegra!

"Acerca de notícias que dão conta da realização do Círio 2021 em seu formato tradicional, a Diretoria da Festa de Nazaré esclarece o seguinte:

1. Não há até o momento nenhuma decisão nesse sentido, seja da DFN, dos Padres Barnabitas ou da Arquidiocese de Belém.

2. A programação sugerida será apresentada ainda este mês aos órgãos de saúde e segurança do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém, a fim de que se alcance uma decisão coletiva.

3. A principal preocupação da Diretoria da Festa é com a saúde do povo do Pará, daí porque a programação será pautada pelo cuidado e pela atenção com as questões sanitárias ainda pungentes.

4. Após as tratativas oficiais, a programação será anunciada ao público no dia 08/08/2021, em pronunciamento oficial de Sua Excelência Reverendíssima, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

Belém, 14 de julho de 2021.

Diretoria da Festa de Nazaré"

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias