A Ana Clara tem 12 anos e adora estudar. Aluna do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor João Renato Franco, localizada em Belém, ela é uma das muitas crianças que retornam às aulas a partir desta segunda-feira (2), dentro da proposta do plano de retomada das aulas presenciais do Governo do Pará, anunciado na semana anterior.
Avaliação diária. Retorno gradativo, com cada escola da rede estadual com um sistema híbrido na oferta de ensino, ou seja, a cada dia letivo, apenas 25% dos alunos do grupo retornarão às aulas presenciais, enquanto os demais acompanharão o conteúdo via internet. Tudo, claro, seguindo as medidas sanitárias para garantir um retorno seguro para alunos e professores.
Aulas na rede estadual serão retomadas dia 02 de agosto
Medidas que aliviaram o coração da mãe da Ana Clara, Monique Alves Fernandes, que agora, acredita que a filha poderá voltar aos estudos em segurança.
“Para mim, esse retorno agora, neste momento, está mais tranquilo. As crianças precisam dar continuidade aos estudos, isso é importante”, opina Monique.
Vacinação dos adultos será antecipada no Pará, diz Helder
Em relação ao ano passado, Monique diz que, foi um “período desafiador para todos”, mas a filha “continuou estudando muito em casa, com o apoio da família”. Ela lembra que a “professora continuou com as aulas online” e “a escola deu todo o suporte para os alunos”.
Suporte e apoio que foram fundamentais para o desenvolvimento de Ana Clara, que está ansiosa pelas aulas presenciais. “Ela diz que está ansiosa para voltar para a escola, para a sala de aula, rever os amigos e professores, comprar os materiais, aprender”, garante a mãe.
Sem retorno simultâneo de todas as séries e de todos os alunos, que foram divididos em grupos, além da imunização, com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, aplicada em todos os profissionais da rede estadual de ensino e, a segunda dose já iniciada, segundo o Governador do Pará, Helder Barbalho, também deixou animada, a professora Carmen Regina da Silva Lobato.
Professora do ensino fundamental da rede estadual há 4 anos, Carmen conta que a expectativa é grande para a retomada das aulas presenciais.
“A minha expectativa é a mesma dos alunos. Vamos começar aos pouquinhos. Como professora eu me preocupo e tenho um olhar muito humano, pensando demais no melhor para eles”, explica.
As atividades presenciais nas escolas da rede estadual foram suspensas no dia 16 de março do ano passado, mas os professores não pararam de trabalhar. Aulas online, atividades impressas e devolutivas (que os pais iam até à escola buscar para os alunos fazerem em casa), um novo formato e olhar para a educação. A palavra de chave para a professora Carmen foi (re)adaptação.
“A escola fechou as portas, mas nós continuamos trabalhando. Apesar das dificuldades e desafios, os pais foram muito participativos e fundamentais nesse processo de aprendizagem. Foi uma adaptação para todos. Uma experiência desafiadora, mas muito positiva”, ressalta Carmen.
Para esse retorno, a professora diz que o sentimento é de felicidade. “Estou muito feliz. Os alunos vão voltar com uma aula diferenciada, com reforço. Temos um planejamento e vamos focar para ensinar para eles o melhor”, finaliza.
Retorno seguro e gradativo
Para garantir a segurança de alunos e professores, o retorno às aulas presenciais no Pará foi dividido em grupos. O primeiro grupo a retornar é formado pelos alunos do 3º ano do ensino médio e pelos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, que retornarão às escolas a partir de hoje (2).
Veja as datas de retorno de todas as séries da rede estadual de ensino:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar