plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REDE ESTADUAL

Voltas às aulas no Pará: expectativa e a vontade de aprender

Alunos retornam a partir desta segunda-feira (2), às aulas presenciais da rede estadual de ensino, que foram suspensas no dia 16 de março do ano passado.

Imagem ilustrativa da notícia Voltas às aulas no Pará: expectativa e a vontade de aprender camera Ana Clara e a mãe Monique falam sobre a expectativa de voltar às aulas presenciais na rede estadual de ensino. | Arquivo Pessoal

A Ana Clara tem 12 anos e adora estudar. Aluna do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor João Renato Franco, localizada em Belém, ela é uma das muitas crianças que retornam às aulas a partir desta segunda-feira (2), dentro da proposta do plano de retomada das aulas presenciais do Governo do Pará, anunciado na semana anterior.

Avaliação diária. Retorno gradativo, com cada escola da rede estadual com um sistema híbrido na oferta de ensino, ou seja, a cada dia letivo, apenas 25% dos alunos do grupo retornarão às aulas presenciais, enquanto os demais acompanharão o conteúdo via internet. Tudo, claro, seguindo as medidas sanitárias para garantir um retorno seguro para alunos e professores.

Aulas na rede estadual serão retomadas dia 02 de agosto

Medidas que aliviaram o coração da mãe da Ana Clara, Monique Alves Fernandes, que agora, acredita que a filha poderá voltar aos estudos em segurança.

“Para mim, esse retorno agora, neste momento, está mais tranquilo. As crianças precisam dar continuidade aos estudos, isso é importante”, opina Monique.

Vacinação dos adultos será antecipada no Pará, diz Helder

Em relação ao ano passado, Monique diz que, foi um “período desafiador para todos”, mas a filha “continuou estudando muito em casa, com o apoio da família”. Ela lembra que a “professora continuou com as aulas online” e “a escola deu todo o suporte para os alunos”.

Ana Clara, que sempre gostou muito de estudar, comemora o retorno das aulas presenciais.
📷 Ana Clara, que sempre gostou muito de estudar, comemora o retorno das aulas presenciais. |Arquivo Pessoal

Suporte e apoio que foram fundamentais para o desenvolvimento de Ana Clara, que está ansiosa pelas aulas presenciais. “Ela diz que está ansiosa para voltar para a escola, para a sala de aula, rever os amigos e professores, comprar os materiais, aprender”, garante a mãe.

Sem retorno simultâneo de todas as séries e de todos os alunos, que foram divididos em grupos, além da imunização, com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, aplicada em todos os profissionais da rede estadual de ensino e, a segunda dose já iniciada, segundo o Governador do Pará, Helder Barbalho, também deixou animada, a professora Carmen Regina da Silva Lobato.

Professora do ensino fundamental da rede estadual há 4 anos, Carmen conta que a expectativa é grande para a retomada das aulas presenciais.

“A minha expectativa é a mesma dos alunos. Vamos começar aos pouquinhos. Como professora eu me preocupo e tenho um olhar muito humano, pensando demais no melhor para eles”, explica.

As atividades presenciais nas escolas da rede estadual foram suspensas no dia 16 de março do ano passado, mas os professores não pararam de trabalhar. Aulas online, atividades impressas e devolutivas (que os pais iam até à escola buscar para os alunos fazerem em casa), um novo formato e olhar para a educação. A palavra de chave para a professora Carmen foi (re)adaptação.

Professora da rede estadual há 4 anos, Carmen ressalta a importância do retorno às aulas presenciais para os alunos.
📷 Professora da rede estadual há 4 anos, Carmen ressalta a importância do retorno às aulas presenciais para os alunos. |Arquivo Pessoal

“A escola fechou as portas, mas nós continuamos trabalhando. Apesar das dificuldades e desafios, os pais foram muito participativos e fundamentais nesse processo de aprendizagem. Foi uma adaptação para todos. Uma experiência desafiadora, mas muito positiva”, ressalta Carmen.

Para esse retorno, a professora diz que o sentimento é de felicidade. “Estou muito feliz. Os alunos vão voltar com uma aula diferenciada, com reforço. Temos um planejamento e vamos focar para ensinar para eles o melhor”, finaliza.

Retorno seguro e gradativo

Para garantir a segurança de alunos e professores, o retorno às aulas presenciais no Pará foi dividido em grupos. O primeiro grupo a retornar é formado pelos alunos do 3º ano do ensino médio e pelos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, que retornarão às escolas a partir de hoje (2).

Veja as datas de retorno de todas as séries da rede estadual de ensino:




VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias