plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARA ECONOMIZAR

Adaptações de gastos domésticos tem sido uma alternativa 

A mudança pode ocorrer em como as famílias devem agir diante das necessidades básicas do lar, como a compra da alimentação, consumo de energia, uso do automóvel, entre outras situações A adaptação pode ocorrer em como as famílias devem agir diante das necessidades básicas do lar, como a compra da alimentação, consumo de energia, uso do automóvel, entre outras situações

Imagem ilustrativa da notícia Adaptações de gastos domésticos tem sido uma alternativa  camera Fazer economias é o desafio | Freepik

Evitar gastos desnecessários tem sido a preocupação de muitas pessoas. Dessa forma, cabe aos consumidores decidir o que, de fato, é importante e o que cabe dentro do orçamento da família. “As pessoas precisam, primeiro, ter um planejamento ou orçamento doméstico. Mas, ao mesmo tempo, ter o controle, a partir do que elas acham que deve ser imprescindível para o lar. Lembrando que, até mesmo as coisas básicas, precisam receber atenção para economizar”, disse Ana Ferrari,educadora financeira.

Nesse contexto, a palavra recorrente é adaptação. É importante analisar se essas despesas básicas não podem se tornar problemas. “Essa análise é importante porque essa necessidade básica pode se tornar um desperdício e aumentar a despesa doméstica”, acrescentou Ana Ferrari.

A adaptação deve ocorrer em como as famílias devem agir diante dessas necessidades básicas do lar, como a compra da alimentação, consumo de energia, uso do automóvel, entre outras situações. “Por exemplo, será que a pessoa não pode adaptar as compras no supermercado por semana, já que assim ela pode aproveitar alguma promoção que ela não tem acesso se fizer por mês?”, questionou.

“A gasolina está alta, então, será que a pessoa não pode deixar o carro em casa e fazer uso moderado de aplicativos? Ou, mesmo os costumes de entretenimento que são importantes como o cinema, será que os aplicativos de filmes não podem substituir? Por que não economizar na energia, evitando ligar muitos aparelhos e desligar as luzes durante o dia?”, completou.

Essa adaptação tem sido feita pelas pessoas em geral. “Tenho filho pequeno e não compro mais fraldas em qualquer dia. Espero as ofertas de algumas lojas, supermercados e farmácias que têm adotado dias específicos de promoção para esses produtos”, disse Conceição Santos, 36 anos, manicure.

Conceição Santos
📷 Conceição Santos |Antônio Melo

A técnica de enfermagem Leidiane Dias tem feito adaptações no momento das compras em supermercados, tudo para economizar. “Antes eu levava várias bandejas de iogurte, agora levo apenas uma para meus filhos e tenho adotado o mesmo critério nos outros itens. As coisas estão muito caras, a ponto de gastar mais, mesmo comprando menos, imagina se não fizermos essas adaptações”.

Leidiane Dias
📷 Leidiane Dias |Antônio Melo

Orientações

- Analisar as despesas domésticas e evitar desperdícios

- Economizar água com medidas simples (reaproveitar água para lavar quintal, reparar vazamentos, desligar torneira enquanto lava as mãos e escova os dentes...)

- Utilizar energia elétrica de forma racional (optar por lâmpadas econômicas, aproveitar a luz natural, usar menos tempo aparelhoscom resistência)

- Organizar compras no supermercado (saber o que precisa repor para comprar, procurar promoções dos produtos e seus dias, assim comooutros itens)

- Economizar internet e telefone (considerar se não vale mais a pena contratar plano mensal de internet por modem ou no plano do smartphone)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias