O primeiro jornal on-line foi lançado na Califórnia, em 1993. De lá para cá, o avanço das tecnologias de comunicação provocou mudanças significativas na forma de fazer notícias: o jornalista passou a ter menos controle sobre a informação, enquanto o leitor ganhou novas opções de buscar informações de outras fontes. Pelo menos na teoria, qualquer pessoa com um celular na mão pode produzir notícia e espalhar o conteúdo, instantaneamente, para o mundo inteiro.
O aumento das possibilidades de produção de notícias também tem uma face negativa. Desde as eleições norte-americanas de 2016 e, ainda com maior intensidade, durante a pandemia do novo coronavírus, o jornalismo profissional, feito com rigor técnico, com consulta a especialistas e acompanhamento presencial dos fatos, passou a conviver com o fenômeno das fake news: conteúdo de qualidade duvidosa, produzido de forma displicente, geralmente atendendo a interesses imorais ou criminosos. O jornalismo perde. Perde, principalmente, o leitor.
Uma boa notícia: Google e DOL agora são parceiros!
O Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, iniciou um projeto que pode representar uma nova etapa da produção de conteúdo on-line. Em outubro do ano passado, a empresa anunciou o investimento de US$ 1 bilhão em parcerias com produtores de notícias. A gigante da tecnologia lançou a ferramenta Google News Showcase, ou “Destaques”, como ficou conhecida no Brasil. Com a nova ferramenta, o maior buscador de informação do mundo assume a missão de organizar os conteúdos noticiosos disponíveis na web e torná-los mais acessíveis e úteis aos usuários.
O que é o Google News Showcase?
O Google News Showcase pode ser acessado dentro da aba Notícias do site do Google ou no aplicativo Google Notícias, que pode ser baixado em smartphones Android e IOS. A ferramenta Destaques apresenta abas com notícias selecionadas pelas redações.
Brasil e Alemanha foram os primeiros mercados selecionados pelo Google para a implantação da ferramenta, mas hoje o agregador de notícias já está disponível em outros países da América Latina e Europa.
Em entrevista exclusiva para o DOL, Andrea Fornes, diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina, falou sobre o desenvolvimento do Google News Showcase e do trabalho para selecionar os veículos parceiros. No Brasil, o DOL foi um dos primeiros portais a serem selecionados para integrar a ferramenta.
“Tentamos trazer publicações de várias regiões do país. Hoje, a cobertura do Destaques atinge 18 estados. Nossa ideia é trazer parceiros que sejam nacionais, regionais, locais e hiperlocais também. Porque a gente viu que, sempre, o conteúdo local teve sua relevância e, durante a pandemia, ainda mais. As pessoas querem saber se o hospital ao lado delas está lotado. Querem saber o número de casos nas proximidades, onde tomar vacina. A gente acredita que, ainda mais, depois da pandemia, o conteúdo local ganhou uma grande relevância”.
Segundo Fornes, o novo produto do Google traz benefícios tanto para os leitores quanto para os veículos de imprensa. “As pessoas querem ter informação confiável, querem saber quem fornece a informação para elas. No Destaques, o conteúdo foi selecionado pelas pessoas que o produziram. Elas sabem melhor do que ninguém o que os seus usuários estão buscando, que tipo de conteúdo, que tipo de notícia eles querem ver. E o tráfego gerado pelo Destaques beneficia as publicações. É uma ótima oportunidade, tanto para as publicações, quanto para os usuários”.
Assista à entrevista:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar