A chegada de mais doses de imunizantes contra a covid-19 é mais um passo para que o Pará garanta a primeira dose à população maior de 18 anos ainda durante este mês de agosto.
Chegou a Belém, na tarde desta sexta-feira (13), a 60ª remessa de vacinas contra covid-19, enviada pelo Ministério da Saúde (MS). No total, foram enviadas 147.650, das quais 57.330 da Pfizer e 90.320 doses da CoronaVac.
O Pará já recebeu, até o momento, 6.763.770 milhões de doses de imunizantes, dos quais 1.943.260 foram da CoronaVac/Sinovac; 3.391.550 da Oxford/AstraZeneca; 1.290.510 da Pfizer e 138.450 da Janssen.
Com a chegada de mais imunizantes, o Pará avança na estratégia de vacinar com a primeira dose todos os paraenses com mais de 18 anos de idade ainda neste mês de agosto. A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já elabora a logística de entrega e a distribuição deve começar nos próximos dias.
“A Sespa tem utilizando a nova metodologia do Ministério da Saúde, que está voltada para a população que ainda não foi vacinada em grupos próximos aos 18 anos. A ideia é trabalhar proporcionalmente para que todos os municípios paraenses alcancem esta faixa etária e em seguida ampliar para as pessoas remanescentes de outras faixas etárias, já entregando as doses um e dois”, explica a diretora de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes.
O envio será feito por vias terrestre, aérea e fluvial, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
“O Governo tem trabalhado intensamente para avançar na vacinação em todo o Pará. A distribuição das doses para o Centro Regionais de Saúde tem sido feita sempre com celeridade para avançar a vacinação em todos os municípios. É importante que a população também faça a sua parte, acompanhando o calendário do seu município”, afirma o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.
VACINAS
Até o início da tarde desta sexta-feira (13), o Pará aplicou 3.407.550 vacinas da primeira dose e 1.745.235 vacinas correspondentes à segunda dose de imunização contra a Covid. As informações sobre a vacina são fornecidas pelas secretarias municipais de Saúde e a população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o estado através da página do Vacinômetro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar