plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RISCO DE CONTAMINAÇÃO

Alunos denunciam aglomeração em salas de aula da Unama

Imagens de uma aula do curso de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (Unama) mostram sala com cerca de 70 pessoas, sem distanciamento entre carteiras. Estudantes denunciam a falta de cuidado e risco de contaminação pelo coronavírus.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Alunos denunciam aglomeração em salas de aula da Unama camera "Unama não para de matricular alunos, mesmo com as turmas lotadas", diz estudante | Shirley Oliveira

O decreto estadual nº 800, publicado em 31 de maio deste, prevê as medidas a serem adotadas para a retomada das atividades econômicas e sociais no Pará, durante a pandemia do novo coronavírus. Nele, há uma referência específica para escolas e instituições de ensino em geral quanto a priorizar o ensino remoto, ficando autorizadas a realizar aulas e/ou atividades presenciais nos municípios que estejam nas bandeiras vermelha, laranja, amarela, verde e azul, desde que respeitadas as medidas de distanciamento controlado. O documento determina ainda que seja adotado, sempre que possível, sistemas de rodízio de alunos e horários, a fim de evitar aglomerações.

Perdeu a vacina? Em Belém terá repescagem na vacinação

Mas, após o retorno das aulas presenciais nas instituições de educação nem sempre as regras de distanciamento social e medidas preventivas são aplicadas. Na Universidade da Amazônia (Unama), por exemplo, alunos do Curso de Medicina Veterinária da denunciam a superlotação nas salas de aula do curso, que funciona no campus da instituição localizado na avenida Alcindo Cacela, no bairro do Umarizal, em Belém.

No material da denúncia, enviado ao Dol, fotos mostram alunos acomodados sem o devido distanciamento social na sala da Unama.
📷 No material da denúncia, enviado ao Dol, fotos mostram alunos acomodados sem o devido distanciamento social na sala da Unama. |Reprodução

As aulas presenciais do curso retornaram no último dia 17 e, segundo os alunos, as salas chegam a comportar até 70 pessoas, o que impossibilita a adoção de critérios de distanciamento social e aumentam os riscos de contaminação pelo coronavírus, caso alguém frequente às aulas infectado.

LEIA TAMBÉM:

Sesma foi acionada sobre surto de covid-19 no Colégio Nazaré

Colégio Equipe afasta turma por 14 dias após caso de covid

Os estudantes que procuraram a reportagem do DOL, e enviaram fotos e vídeos de uma aula da disciplina Histologia Veterinária Básica, realizada na noite da última segunda-feira (23). “A turma está lotada. Tem aluno do primeiro semestre junto com os do segundo semestre e a Unama não para de matricular alunos, mesmo com as turmas lotadas”, diz a aluna de Medicina Veterinária Shirley Oliveira.

Shirley afirma que a tendência é que as salas fiquem ainda mais lotadas, pois alguns alunos matriculados nas disciplinas do semestre ainda não compareceram às aulas. Junto com o material enviado à redação, também estão as listas de presença dos alunos.

Sistema híbrido

O Dol entrou em contato com Unama para as devidas explicações e a instituição respondeu sobre o caso por nota. A Universidade diz que tem adotado o sistema híbrido para realizar suas aulas e garante que tem adotado medidas de prevenção, embora as imagens enviadas à redação indiquem o contrário. "A Universidade da Amazônia esclarece que segue todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 com seriedade, realizando a medição de temperatura aos que ingressam no campus, exigindo o uso de máscara e álcool em gel. A Universidade reforça, ainda que todas as turmas são organizadas em formato de ensino híbrido, modalidade que alterna entre aulas remotas e presenciais, e que as aulas práticas são realizadas por turmas, em caráter de rodízio", esclarece.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias