O senador Jader Barbalho (MDB-PA) encaminhou ao coordenador da Bancada Federal do Pará, deputado Hélio Leite, um ofício solicitando a união de todos os parlamentares paraenses para que o governo federal converta em medida provisória o Projeto de Lei do Senado nº 261/2018. A intenção é que o PLS ganhe rito de tramitação diferenciada e possa ser aprovado com mais rapidez.
Belém, Marituba e Ananindeua: veja quem deve se vacinar
O projeto prevê a modernização do sistema ferroviário nacional e é um importante caminho para estimular o aumento da oferta de serviços de transporte, os investimentos e a utilização e integração dessa malha.
A ideia de unir deputados federais e senadores em busca da edição de uma medida provisória partiu do governador do Pará, Helder Barbalho, que solicita o apoio da Bancada para que o ofício seja encaminhado ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com o intuito de sensibilizá-lo para converter o projeto de lei apresentado pelo senador paulista José Serra (PSDB) em 2018.
“O projeto de lei trata da possibilidade de regularização do modelo de autorização ferroviária para sistemas denominados de ramais, ou seja, infraestrutura ferroviária que atenderá caráter específico e de menor dimensão que se conectará a infraestrutura ferroviária maior denominada de tronco”, explica o senador Jader no texto encaminhado à bancada paraense.
Guedes: "Qual o problema da energia ficar um pouco cara?"
Segundo Jader, a união dos representantes do Pará no Congresso será fundamental nessa proposta “para evitar que a União monopolize a infraestrutura ferroviária como está proposto na minuta [de texto que está nas mãos do ministro Tarcísio Freitas], tirando o poder de Estados e municípios de planejar e reordenar sua infraestrutura logística”.
URGÊNCIA
O senador também encaminhou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), requerimento solicitando que coloque em regime de urgência o texto do PLS 261/2018, do senador José Serra, que já tramita na Casa, mesmo sem ter a definição de conversão da proposta em medida provisória. “O Brasil tem urgência, não podemos sofrer mais atrasos”, alega Jader.
“É preciso que o país invista em um modelo onde seja possível manter a presença estatal, seja explorando diretamente ou mediante concessão as ferrovias, e, ao mesmo tempo, atrair investimentos privados para construção da infraestrutura em regime de competição onde haja interesse do mercado”, defendeu o senador.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar