plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Apenas Pará e mais dois Estados não tiveram piora na pobreza

O Distrito Federal e o Rio de Janeiro foram os que mais apresentaram aumento no índice de pobreza

Imagem ilustrativa da notícia Apenas Pará e mais dois Estados não tiveram piora na pobreza camera Reprodução/Agência Pará

A pandemia da Covid-19 causou danos incalculáveis na vida de milhões de pessoas, que sofreram traumas físicos, psicológicos ou mesmo perderam pessoas queridas. Além disso, outro grave dano foi causado na vida financeira dessas vítimas do coronavírus.

Um estudo feito pelo economista e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), Daniel Duque, mostra que a maioria dos estados brasileiros sofreram piora no nível de pobreza entre novembro de 2019 e janeiro de 2021. De acordo com a pesquisa, 23 estados e o Distrito Federal estão entre aqueles que tiveram a piora.

O Pará é um dos poucos que não sofreu aumento na pobreza, acompanhado do Acre e Tocantins. A pesquisa mostra o reflexo causado pela pandemia do coronavírus na economia do país.

Entre os estados que tiveram o maior índice no aumento da pobreza estão o Rio de Janeiro, Distrito Federal e Roraima. O Distrito Federal foi o que apresentou o pior índice de aumento, indo de 12,9% para 20,8% em 2021. O Rio de Janeiro foi o segundopior, com um aumento de 23,8% em 2021, chegando a quase um quinto da população.

A pesquisa levou em consideração os índices de pobreza do Banco Mundial, cuja renfa per capita é de R$ 400 ao mês. Durante o estudo, o pesquisador combinou dados da Pesquisa Nacional por AMostra de Domicílio (Pnad contínua), dos primeiros três meses de 2019 com a Pnad-Covid, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento nesses níveis pode ser explicado principalmente pelo agravamento da pandemia do coronavírus, que acabou provocando aumento da inflação e do desemprego. "Os principais fatores são a grande perda de vagas, devido à pandemia. E não apenas isso, pois houve uma perda de rendimento real de diversos trabalhadores que mantiveram seus empregos. Isso é devido a uma alta inflacionária no último período, que está se acelerando agora ao longo de 2021", declarou o economista.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias