Nesta quinta-feira (02), a Prefeitura de Belém dará continuidade ao calendário de vacinação contra a Covid-19, com a aplicação da segunda dose da Astrazeneca para as pessoas nascidas de 1972 a 1975 e que tenham tomado a primeira dose da vacina até o dia 30 de junho.
Ontem (1º), foi a vez dos nascidos entre os anos de 1962 a 1971 e que também tomaram a primeira dose até 30 de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), até o fim desta semana a meta é imunizar aproximadamente 100 mil pessoas com a segunda dose, somando o quantitativo de usuários que tomaram a vacina da Pfizer nos dias 30 e 31 de agosto.
A procura pela vacina em um dos postos abertos recentemente pela Sesma, o Instituto Federal do Pará (IFPA), no bairro do Marco, foi tranquila durante a manhã, tanto no espaço destinado para a triagem quanto na sala de aplicação de vacinas. A dona de casa Eliete Torres, 50 anos, ficou satisfeita ao ter completado o esquema vacinal. “Estou me sentindo aliviada, sabendo que estou prevenida pelo menos um pouco mais contra essa doença”, destacou. “Resolvi vir ao IFPA por indicação e achei ótimo porque está muito tranquilo”.
VITÓRIA
Quem também aproveitou a manhã para finalizar o esquema de vacinas foi a doméstica Valdineide Maciel, 55. “Estou muito feliz por estar imunizada, pois perdi amigos e meu genro para esta doença. Então agora fica a sensação de vitória. Espero que as pessoas venham em massa se vacinar para que possamos voltar à normalidade”. Ela também elogiou a organização e o atendimento no local. “Uma vizinha que me falou que estavam vacinando aqui e que não dá quase ninguém. Realmente, foi tudo muito rápido”.
Outro ponto que também registrou movimento tranquilo foi na Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro do Guamá. A quilombola Leandra Oliveira, 53 anos, relatou se sentir vitoriosa ao tomar a segunda dose, sobretudo porque perdeu as primeiras chamadas. “Eu cheguei a perder as duas chamadas porque não fiquei atenta ao calendário, mas graças a Deus dessa vez deu tudo certo e estou muito feliz. A primeira dose tomei dia 26 de maio, na UFPA, e agora a segunda aqui porque também é perto de casa. Para mim é gratificante tudo isso, mesmo porque meu filho também já está imunizado”.
Já no Cassazum, local com bastante procura, o movimento foi mais intenso com grande quantidade de usuários no interior do clube aguardando pela triagem e algumas pessoas do lado de fora. No espaço destinado à vacinação, o atendimento fluía mais rapidamente. Aginaldo Rebelo, 59, contou que agora se sente mais protegido contra o vírus, pois já contraiu covid duas vezes. “A primeira vez foi fraca e a segunda deixou sequelas. Sinto muito cansaço, falta de ar, fraqueza e muita ansiedade, que era algo que eu não tinha e vejo o quanto é complicado mesmo, principalmente quando vem as crises. Só quem teve covid sabe o quanto essa doença é ruim. Vejo que é uma das piores doenças que tem e que mexe com a cabeça da gente”.
Locais de vacinação em Belém:
Belém tem 26 pontos de vacinação, que funcionam das 9h às 17h.
Boulevard Shopping Belém - Estacionamento G6. Av. Visconde de Souza Franco, 776. Reduto;
Casa de Plácido – Anexo do Centro Social de Nazaré, ao lado do estacionamento da BasílicaCassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco;
Castanheira Shopping Center. Rod. BR 316, km 01, 3° piso. Espaço Cultural;
Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha;
Embarcação Aviso Auxiliar Breves, Marinha do Brasil, atracada no terminal hidroviário da Praça Princesa Isabel, Condor;
Escola de Enfermagem da UEPA. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá;
Faculdade Cosmopolita. Avenida Tavares Bastos 1313, Marambaia;
Fibra. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré;
Funbosque. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;
Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso;
Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão;
Icoaraci. Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Tv. dos Andradas, 1110 - Ponta Grossa;
Icoaraci. Igreja do Evangelho Quadrangular. Travessa São Roque, 789, Cruzeiro;
Icoaraci. Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Praça Pio XII, nº 148;
Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá;
Mosqueiro. Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Martins. Rua Lalor Mota, 551, Carananduba;
Mosqueiro. Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, R. Rodrigues Pinajé, 998;
Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusivo pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G);
Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358;
UEPA CCSE: Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação. R. do Úna, n° 156
UNAMA Parque Shopping. Rodovia Augusto Montenegro, 4300- Parque Verde, acesso lateral Rua Betânia
UNAMA. Avenida Alcindo Cacela, nº 287;
UNIFAMAZ. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto;
Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA-Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá.
Mirante do Rio, Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar