Notícias / Notícias Pará
INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE

Canaã dos Carajás: prefeitura anuncia investimentos. Assista

Dentre as obras previstas pela Prefeitura estão a construção do aeroporto regional, novas etapas da TransCarajás e a duplicação da PA-160

quinta-feira, 02/09/2021, 15:08 - Atualizado em 02/09/2021, 17:03 - Autor: DOL


“A cidade trabalha para ser referência regional e fazer a integração com os municípios vizinhos”, disse a prefeita Josemira Gadelha em entrevista aos apresentadores Agenor Santos e Carol Bambo
“A cidade trabalha para ser referência regional e fazer a integração com os municípios vizinhos”, disse a prefeita Josemira Gadelha em entrevista aos apresentadores Agenor Santos e Carol Bambo | Gabriel Caldas

Na década de 90, Canaã dos Carajás, na região sudeste do estado, tinha uma formação basicamente agropecuária. Sua economia girava em torno das culturas do arroz, milho, feijão e na cadeia do leite e do gado de corte. No fim do milênio, com a descoberta de jazidas minerais de cobre, níquel e ferro no município, Canaã dos Carajás começou a receber trabalhadores para implantação de minas e usinas de beneficiamento e processamento do minério.

Hoje, a mineração representa boa parte da formação do lastro de receitas do município, com a Compensação Financeira de Recursos Minerais (CFEM) e com os reflexos da atividade na arrecadação do imposto sobre serviço de qualquer natureza – ISSQN, e da participação das exportações no valor adicionado do município, ocasionado aumento de arrecadação do repasse pelo Estado do ICMS (apesar da isenção de recolhimento de ICMS para as exportações). 

  

Governo solicita licenciamento para Ferrovia do Pará

Em entrevista ao programa Bora Cidade, da RBA TV, nesta quinta-feira (2), a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB), anunciou uma série de obras que serão realizadas no município.

“A gente não quer que as pessoas olhem para a região e vejam apenas minério. É importante que vejam que lá há pessoas trabalhadoras, de fé, e que esse nosso município pretende sempre ser constituído por essas pessoas. Por isso, esses investimentos. A cidade trabalha para ser referência regional e fazer a integração com os municípios vizinhos”, disse a prefeita.

Aeroporto, estradas, parques e universidades

No primeiro semestre de 2021, houve aumento de arrecadação de receita com ISS, cota parte do ICMS. A arrecadação do município apresenta um cenário superavitário, numa média de 25% acima da meta prevista. A previsão inicial na Lei Orçamentaria Anual 2021, projeta uma arrecadação até o final de 2021 de R$975.308.426,76. Já a Lei Orçamentaria Anual 2022, projeta uma arrecadação até o final de 2022 é R$ 1.849.413.260,85.

Diante do cenário positivo para os cofres do município, a Administração municipal está desenvolvendo um projeto para a instalação de um aeroporto, que deverá atender o sul e o sudeste do estado, incluindo as cidades de Parauapebas, Xinguara, Curionópolis, Eldorado, Água Azul do Norte, Sapucaia, São Félix do Xingu, entre outras, que juntas somam aproximadamente 400 mil habitantes.

Como forma de integrar a área urbana à natureza, a Prefeitura também pretende construir um parque ecológico em área de preservação ambiental e um parque linear, com arquitetura e paisagismo modernos. Os parques lineares, como o nome sugere, têm comprimento maior que a largura, formando uma “linha” de área verde. Eles são construídos paralelamente a cursos d’água, como rios e córregos, acompanhando seus trajetos.

Nesta semana, a prefeita Josemira Gadelha encontrou-se com o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen. Na reunião, foi discutida uma parceria entre as duas prefeituras para a duplicação da rodovia PA-160, que liga os municípios. A via tem cerca de 60 km. Os estudos com o detalhamento do projeto de duplicação devem ser concluídos ainda este ano.

Em agosto, o governador Helder Barbalho assinou ordem de serviço para a construção da 2ª etapa da rodovia TransCarajás. Os primeiros 17 Km da estrada, até a divisa com Canaã, já haviam sido pavimentados, com recursos próprios, na gestão anterior. A segunda etapa levará pavimentação até o local conhecido como Posto 70, mas a Prefeitura pretende, ainda, estender a obra até o Rio Araguaia, na divisa com o Tocantins (região conhecida como Pontão).

Na educação superior, a Prefeitura firmou Convênio para Construção do prédio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) com recursos próprios de Canaã dos Carajás. Para 2022, estão confirmados cinco novos cursos: Engenharia Florestal, Engenharia da Computação, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Jornalismo.

O município também firmou convênio para Construção do prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), com recursos próprios de Canaã dos Carajás, e também retomou contatos para que a Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferte cursos presenciais na cidade.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS