Protestos de raiz golpista e de pautas autoritárias a favor do presidente Jair Bolsonaro estão marcados para o feriado de 7 de setembro em várias cidades do país, inclusive Belém. Na capital paraense, é prevista uma concentração de apoiadores do presidente da República na escadinha do cais do porto, na avenida Presidente Vargas.

Militares têm salvo-conduto negado para o 7 de Setembro

Caminhoneiros repudiam ato bolsonarista de 7 de Setembro

Os protestos visam demonstrar apoio a Bolsonaro em meio a uma escalada de discursos antidemocráticos com origem no Palácio do Planalto. A estratégia do bolsonarismo, agora, é tachar inimigos externos, como o STF, o TSE, a imprensa e a oposição de maneira geral, como os atores que extrapolam as regras democráticas em nome de uma operação de perseguição ao presidente. Analistas políticos temem pelo descontrole dos movimentos, com possível guinada para violência, que poderia ser praticada por policiais militares fiéis aos desejos do mandatário da República.

No Pará, policiais militares são proibidos de participar de manifestações políticas, de acordo com o artigo 46 do estatuto da Polícia Militar do Pará (Lei nº 5.251, de 31 de julho de 1985):

Art. 46 – São proibidas quaisquer manifestações coletivas, tanto sobre atos superiores, quanto as de caráter reivindicatório ou político.

PMs do Pará ficarão a serviço da corporação durante o feriado

O comandante geral da Polícia Militar do Pará, coronel José Dílson Melo de Souza Júnior, determinou que todo o efetivo da Polícia Militar deve estar de prontidão para o serviço no dia 7 de setembro, feriado da Independência.

A ordem foi publicada no boletim geral da corporação, nesta quinta-feira (2). O comandante justificou a decisão por considerar a necessidade de eventual emprego de uma tropa reserva em razão das inúmeras manifestações sociais marcadas para o dia que se comemora a Independência do Brasil.

Os policiais militares deverão ficar em prontidão para o serviço das 8h até o horário necessário, ficando a cargo dos comandantes, chefes e diretores o controle de seus respectivos efetivos para o cumprimento da determinação, sem prejuízo das escalas de policiamento já previstas.

Confira a íntegra da determinação:

Boletim Geral nº 164, de 02 de setembro de 2021
📷 Boletim Geral nº 164, de 02 de setembro de 2021 |PMPA

MAIS ACESSADAS