Ele não para! O jovem pesquisador paraense Antony Davi Costa Sena, que no dia 20 de agosto enviou à NASA um relatório sobre a descoberta de um asteroide, acaba de anunciar a identificação de outros dois corpos rochosos em órbita no espaço.
Estudante do 9º ano na Escola Municipal Honorato Filgueiras, no bairro do Jurunas, em Belém, Antony participa do Programa Caça Asteroides, desenvolvido pela Agência Aeroespacial Norte Americana, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.
Os dois novos asteroides foram identificados por Antony nos dias 30 e 31 de agosto. Neste momento, não há como saber informações mais detalhadas sobre a composição, tamanho e rota dos asteroides, nem se eles podem representar algum perigo para a Terra. As informações coletadas por Antony são repassadas para a NASA, que fará análises mais detalhadas sobre o objeto espacial.
A NASA envia, para os participantes do programa, pacotes de imagens obtidas pelo telescópio Pan-Starrs, instalado no Havaí. As análises dessas imagens são conhecidas como “caçadas de asteroides”. “A gente faz análise desses dados dessas imagens que eles enviam, procura por objetos que estejam se movendo, que tenham velocidade constante e que tenham as características de um asteroide e envia esse relatório pra eles”, explica Antony, que diz que cada caçada dura entre cinco e seis horas.
No início de outubro, Antony vai participar do NASA Space Apps Challenge, com outros pesquisadores de Belém. Esse é um dos principais eventos abertos da Agência Aeroespacial Norte Americana, que contará com etapas em Belém e Marabá.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar