A pandemia da covid-19 afetou a rotina de toda sociedade, e a doação de leite materno também foi prejudicada. Dados do Ministério da Saúde apontam uma redução de 14% do quantitativo de leite humano coletado para doação em todo o país durante a pandemia do novo coronavírus. 

A diminuição da coleta do insumo impactou no número de recém-nascidos beneficiados. Estima-se que pelo 16% das crianças prematuras internadas em UTI neonatal no Brasil tiveram dificuldade alimentar com leite humano por conta da diminuição das doações. 

Alergias: como evitar o surgimento na pele do bebê

Para incentivar esta importante prática, as unidades gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac) realizam uma campanha nacional de arrecadação de potes e frascos de vidro para o armazenamento do leite materno. Os materiais serão doados para o Banco de Leite Humano nos estados da Bahia, Tocantins, Alagoas e Pará. 

A campanha de incentivo ao aleitamento materno arrecadará os itens até 30 de setembro nas unidades do Tocantins, Pará e Alagoas. 

“Esses frascos são materiais importantes para todo o processo de coleta do leite materno, desde a ordenha feita pela mãe doadora até o processo de controle de qualidade, pasteurização, armazenamento e distribuição final para utilização do bebê. A falta desse item compromete de forma significativa o estoque dos bancos de leite e, consequentemente, dificulta a manutenção da dieta adequada aos bebês que necessitam do aleitamento”, explicou José Maria Filho, superintendente médico do ISAC.  

Engatinhar é saudável e deve ser incentivado pelos pais

Pará

Os paraenses também podem participar da estratégia levando frascos de vidros para o armazenamento do leito materno na recepção das UPAs Cidade Nova e Icuí até 30 de setembro. Os frascos serão doados para o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia do Pará.  

Frascos de vidro

Somente os frascos de vidro com a tampa plástica podem ser utilizados para o armazenamento do leite materno. Isto porque, antes de ser utilizado, o leite passa por um processo de pasteurização, em que é aquecido a 62,5º C por 30 minutos.

Os recipientes de café solúvel ou potes no mesmo modelo são os mais indicados porque dão melhor condição de coleta e armazenamento do leite, devido à boca mais larga.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS