plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DR. RESPONDE

Profissões que mais sofrem expostas a materiais biológicos

Trabalhadores de laboratório fazem parte do grupo que mais se expõe aos materiais biológicos

Imagem ilustrativa da notícia Profissões que mais sofrem expostas a materiais biológicos camera Reprodução/Freepik

Devido à própria natureza da atividade, os profissionais de saúde são, normalmente, os mais expostos aos riscos de infecção após exposição ocupacional acidental a agentes biológicos, como sangue ou fluidos corporais. Tal exposição pode representar o contato com vírus, bactérias ou parasitas que podem levar ao adoecimento desses profissionais que atuam para a salvaguarda da saúde de seus pacientes.

Órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) destaca um dado internacional que alerta para o risco de acidentes envolvendo os profissionais de saúde: o Centers for Diseases Control and Prevention (CDC), agência do departamento de saúde e serviços humanos dos Estados Unidos estima que ocorram, anualmente, aproximadamente 385 mil acidentes com materiais perfurocortantes envolvendo trabalhadores da saúde que atuam em hospitais em todo o mundo.

De acordo com a Fundacentro, os acidentes com material biológico envolvendo objetos perfurocortantes acabam sendo registrados, muitas vezes, em hospitais, porém, podem ocorrer não apenas neles, mas também em outros serviços de assistência à saúde, como instituições de longa permanência para idosos, clínicas de atendimento ambulatorial, serviços de atendimento domiciliar, serviços de atendimento de emergência e consultórios particulares.

Dentro desses ambientes, os profissionais normalmente mais vulneráveis a ocorrências de acidentes de trabalho deste tipo são os que, em decorrência da operação específica da sua função, estão mais expostos a esse tipo aos agentes biológicos.

É o caso dos médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, bombeiros, auxiliares de enfermagem, profissionais que trabalham em laboratório, profissionais que atuam na coleta de material biológico, principalmente com a agulhas e vidros, assim como também profissionais de limpeza que atuam em ambientes hospitalares.

Devido ao desenvolvimento de atividades de grande proximidade física com os pacientes e ao próprio fato dessa categoria figurar em maior número dentro dos ambientes hospitalares, os profissionais de enfermagem acabam sendo os mais vulneráveis à exposição ocupacional a material biológico.

Profissões que mais sofrem expostas a materiais biológicos
📷 |Reprodução


VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias