plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PROGRAMAÇÃO

Navio laboratório Tara chega a Belém e recebe visitantes

Evento faz parte do programa internacional AtlantECO para realização de pesquisas sobre o microbioma oceânico.

Imagem ilustrativa da notícia Navio laboratório Tara chega a Belém e recebe visitantes camera Divulgação

O navio laboratório Tara, da fundação francesa Tara Océan, estuda o microbioma oceânico e os impactos das mudanças climáticas e da poluição nos oceanos.

E neste domingo (19), o navio chega a Belém, e fica ancorado na Estação das Docas até dia 23, das 11h às 19h, aberto à visitação gratuita, marcando a abertura do programa internacional AtlantECO.

Mostra Pará: evento de dança terá programação gratuita

O primeiro estudo do navio laboratório será sobre o rio Amazonas, com pesquisas sobre a composição da pluma amazônica e seu impacto no Caribe. O rio Amazonas é o maior rio do mundo e despeja uma quantidade gigantesca de água doce no Atlântico, cerca de 200 milhões de litros por segundo, em média. Esse despejo de águas fluviais afeta a salinidade e a temperatura do Oceano Atlântico tropical e também injeta materiais de base terrestre, sedimentos, nutrientes e matéria orgânica.

PROGRAMAÇÃO

A programação na capital paraense inclui a exposição “Plástico no mar: as soluções estão em terra”, com ilustrações e infográficos sobre os problemas causados pelo plástico, que pode ser visitada até 23/09; a exibição do filme “Planeta Oceano” (2012 - 89min), dos diretores Yann Arthus-Bertrand e Michael Pitiot, na segunda-feira (20), às 19h, no Cinema Líbero Luxardo, com a presença das cientistas Andrea Freire e Helena Carvalho, que estão a bordo do “Tara”, além de membro da tripulação, para debates; e a conferência “Oceano Atlântico - Compreendendo os impactos das mudanças climáticas e poluição de origem humana para melhor preservar os ecossistemas marinhos do Atlântico Sul”, com membros do programa, no Museu de Arte Sacra, na quarta-feira (22), das 17h às 19h, também com entrada franca.

Para agendar as visitar é só clicar neste link!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias