plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ALEPA

Executivos são convocados para novas oitivas em CPI

Com essas convocações, a CPI já contabiliza oito executivos da empresa convocados para prestar esclarecimentos sobre o caso

Imagem ilustrativa da notícia Executivos são convocados para novas oitivas em CPI camera Alepa

O Diretor de Sustentabilidade e Investimento Social, Hugo Barreto, e o Gerente Executivo de Estratégia e Sustentabilidade, Rafael Martinez, são os executivos da Vale S.A convocados para prestarem esclarecimentos na quinta oitiva, nesta terça - feira (21), na Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Vale, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, que investiga a atuação da empresa em solo paraense.

Na pauta, questões envolvendo projetos socioambientais e sustentabilidade que impactam diretamente o meio ambiente e as comunidades paraenses.

Uma das questões apontadas pelos deputados é a inexistência de um plano de comunicação e de diálogo permanente com as comunidades que vivem no entorno dos empreendimentos instalados no Pará, além da participação mínima de trabalhadores locais na geração de emprego da empresa.

As indagações são muitas, porém ainda sem respostas concretas. Mas os parlamentares estão decididos aprofundar as investigações para cobrar mais investimentos e projetos que não foram cumpridos pela mineradora como a construção da Aços Laminados do Pará – a Alpa – em Marabá, que há pelo menos 10 anos é apenas uma promessa da Vale que não saiu do papel.

A instalação de uma unidade do projeto “Tecnored”, que utiliza tecnologia produtora de ferro gusa de baixo carbono (gusa verde), que há dois anos não avançou, é outra cobrança.

Com essas convocações, a CPI já contabiliza oito executivos da empresa convocados para prestar esclarecimentos sobre concessão de incentivos fiscais, descumprimento de condicionantes ambientais, insegurança em barragens, repasses de recursos aos municípios, verificação de práticas de preços externos, cadastro dos processos minerários existentes no estado e outros fatos que envolvem o desenvolvimento econômico do Pará.

Na lista para novas convocações, de acordo com requerimentos aprovados até o momento pela comissão, nove executivos ainda deverão prestar esclarecimentos, inclusive o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, agendado para ocorrer no dia 15 de novembro, presença confirmada pela presidência da mineradora.

Ao final dos trabalhos da CPI, prorrogado até dezembro, as informações obtidas por meio de oitivas, diligências, investigações e análises documentais, servirão para compor o relatório de conclusão.

“O papel da CPI é fazer esses questionamentos, pegar as informações dos executivos e mais tarde vamos cruzar essas informações para saber se alguém omitiu alguma informação com relação à Vale. Todas as informações serão analisadas pelo setor jurídico e técnico da comissão para a composição do relatório final”, explicou Eraldo Pimenta, presidente da CPI.

SERVIÇO:

Oitiva CPI Vale

Data:21 de setembro

Horário:15h

Local: Plenário Newton Miranda (Alepa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias