plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Belém e cidades da região metropolitana: veja quem vacina

Confira quem se vacina em Belém, Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara.

Imagem ilustrativa da notícia Belém e cidades da região metropolitana: veja quem vacina camera Divulgação

A partir desta semana, Belém inicia um grande mutirão de vacinação contra a Covid-19. Diversas faixas etárias, de 12 a 70 anos de idade, serão convocadas para tomar a vacina, a partir desta segunda-feira, 27.

O objetivo é avançar ainda mais com a imunização para que, quando chegar a Quadra Nazarena, os riscos de transmissão do coronavírus sejam ainda menores. A meta do município é alcançar 75% da população belenense totalmente imunizada, isto é, com as duas doses, até o fim de novembro deste ano.

O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, garante que Belém está preparada para atender toda a população que será chamada nas próximas duas semanas.

“Já vacinamos toda a população a partir dos 88 anos que precisava tomar a dose de reforço. Agora começamos a vacinar o pessoal de 70 anos para cima que também precisa tomar a terceira dose”, detalha Bezerra, lembrando que fora desse calendário, a terceira dose já vem sendo aplicada, também, nas pessoas que estão acamadas, impossibilitadas de sair de casa.

Segunda dose para quem perdeu a data

Outra etapa da campanha é a chamada, nesta semana, para quem, por alguma razão, perdeu a segunda dose e, também, aos adolescentes a partir de 12 anos de idade, na semana que vem. Os calendários de cada grupo e seus respectivos dias foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) no sábado, 25.

“Todos devem ficar ligados nos canais oficiais de comunicação da prefeitura e da Sesma e nos veículos de comunicação locais, para que tomem conhecimento do seu dia de vacinação e compareçam ao posto”, reforça o secretário.

Maurício Bezerra avalia, que atualmente, Belém se encontra numa situação de controle da pandemia. “Mas é possível avançar mais, e isso só será possível com a vacinação e a manutenção das medidas de segurança: higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento social”, orienta.

GRUPOS

O mutirão começa nesta segunda, 27, com a aplicação da terceira dose para as pessoas nascidas entre os anos de 1938 a 1941, e segue na terça, 28, para nascidos entre 1942 a 1944.

Na quarta-feira, 29, é a vez de quem nasceu de 1945 a 1947. Na quinta, 30, será vacinado quem nasceu nos anos de 1948 e 1949, e na sexta-feira, 1º de outubro, nascidos nos anos de 1950 e 1951.

A Sesma retoma a vacinação de adolescentes no sábado, 2 de outubro, quando deverão comparecer aos pontos os nascidos nos anos de 2005 e 2006.

Segunda dose

Na semana seguinte, será retomada a aplicação da segunda dose. No dia 4 de outubro, devem comparecer aos pontos de vacinação, para completar o ciclo com a vacina Astrazeneca, as pessoas nascidas entre os anos de 1990 a 2000.

No dia 5 de outubro, quem nasceu no ano de 1975 deverá tomar a segunda dose da Pfizer, que volta a ser aplicada no dia 6, dessa vez para pessoas nascidas entre os anos de 1976 e 1980.

No dia 7, continua a segunda dose, dessa vez da Coronovac, para pessoas que receberam a primeira dose nos dias 14 ou 22 de setembro de 2021 e aquelas que estejam com a segunda dose atrasada.

Vez dos adolescentes

Nos dias 8 e 9 de outubro, a Sesma avança na vacinação de adolescentes, ampliando as faixas etárias e chegando a quem tem 12 anos de idade. Receberão a primeira dose, no dia 8, os nascidos em 2007 e 2008 e, no dia, 9, quem nasceu no ano de 2009.

Para se vacinar, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência de Belém. As pessoas que vão receber a segunda dose ou a dose de reforço devem levar, também, o cartão de vacinação. Os menores de idade devem ser acompanhados pelo responsável, que deverá apresentar CPF para registro. O atendimento é das 9h às 17h, em qualquer um dos 24 pontos de vacinação espalhados pela capital.

Veja onde se vacinar:

1. Boullevard Shopping Belém - Estacionamento G6. Av. Visconde de Souza Franco, 776. Reduto;

2. Casa de Plácido – Anexo do Centro Social de Nazaré, ao lado do estacionamento da Basílica de Nazaré;

3. Cassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco;

4. Castanheira Shopping Center. Rod. BR 316, km 01, 3° piso. Espaço Cultural;

5. Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha (não irá funcionar como ponto de vacinação no dia 27/09 e do dia 01 a 06 de outubro);

6. Escola de Enfermagem da Uepa. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá;

7. Faculdade Cosmopolita. Avenida Tavares Bastos 1313, Marambaia;

8. Fibra. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré;

9. Funbosque. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;

10. Ginásio do CCBS-Uepa, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso;

11. Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão;

12. Icoaraci. Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Tv. dos Andradas, 1110 - Ponta Grossa;

13. Icoaraci. Igreja do Evangelho Quadrangular. Travessa São Roque, 789, Cruzeiro;

14. IFPA Campus Belém - Av. Almirante Barroso, 1155- Marco

15. Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá;

16. Mosqueiro. Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, R. Rodrigues Pinajé, 998;

17. Mosqueiro. Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Martins. Rua Lalor Mota, 551, Carananduba;

18. Parque Shopping - Entrada da Alameda de Serviços - Augusto Montenegro

19. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusivo pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G);

20. Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358;

21. Uepa CCSE: Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação. Rua do Una, n° 156

22. Unama. Avenida Alcindo Cacela, nº 287;

23. Unifamaz. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto;

24. Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA - Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá.

ANANINDEUA

Com a chegada de doses da vacina Astrazeneca, a Prefeitura de Ananindeua vai vacinar com a segunda dose do imunizante nesta segunda-feira (27).

O público alvo são pessoas com agendamento para receber a vacina até o dia 24 de setembro. Saiba mais:

MARITUBA

Nesta segunda-feira (27), a cidade vacina com a 2ª dose quem tomou a primeira até 26 de julho. Ta,bém serão vacinados com a 3ª dose idosos com 90 anos completos ou mais.

SANTA BÁRBARA

A partir desta segunda-feira (27), a cidade começa a vacinar com a terceira dose (dose de reforço) para os idosos acima de 70 anos de idade e pessoas com alto grau de imunossupressão. Estão aptos a tomar a dose de reforço todos que tomaram a segunda dose nos últimos seis meses.

A prefeitura também informou que segue aplicando a 1° dose da Pfizer, para quem ainda não se vacinou, e qualquer pessoa que tenha tomado a 1° dose, dentro do intervalo de 28 dias, também poderá estar antecipando a 2º dose para completar o esquema vacinal. Veja onde se vacinar:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias