plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARAUAPEBAS

Vídeo: toneladas de peixes são distribuídas em festival 

Evento, que mobilizou a cidade, teve como objetivo mostrar que o consumo do pescado é considerado seguro.

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: toneladas de peixes são distribuídas em festival  camera Prefeito comemora sucesso do Festival do Peixe de Parauapebas. | Reprodução

O primeiro Festival do Peixe de Parauapebas, sudeste paraense, realizado na Feira do Produtor com organização da Cooperativa de feirantes da cidade, Colônia de Pescadores, Associação Profissional de Gastronomia e apoio da Prefeitura Municipal da cidade, reuniu milhares de pessoas no último domingo (26).

Diversão e animação marcaram o evento que contou com apresentação de carimbó, capoeira e música ao vivo. Um dos momentos mais marcantes da festa foi a distribuição de Tambaqui assado para o público.

Ao todo foram quatro toneladas de peixe cru distribuídas durante a semana, e mais três mil quilos assados no evento.

“Adquirimos uma quantidade grande de peixe, sendo uma parte distribuída ao longo da semana, porque não tinha venda na ocasião, e com os peixes dos criatórios, fizemos um grande 'churrasco de peixe'. O resultado foi extraordinário, é o momento de reagir contra essa mentira que tem se espalhado e causado prejuízos gigantescos na cadeia de produção e comercialização, em Paraupebas”, explicou o prefeito Darci Lermen.

A situação citada pelo prefeito é sobre a Síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta. A patologia seria adquirida através de uma toxina encontrada em alguns tipos específicos de peixes (tambaqui, badejo e arabaiana) e em crustáceos (camarão, lagosta e lagostim).

Festival do Peixe de Parauapebas reuniu centenas de pessoas.
📷 Festival do Peixe de Parauapebas reuniu centenas de pessoas. |Divulgação

Darci Lermen explica que o festival ocorreu justamente para desmitificar essa informação em Parauapebas.

“Diante da história da urina preta, fizemos um levantamento com a vigilância sanitária, e hoje temos a certeza que não tem nenhum tipo de possibilidade de ter essa doença na nossa região. Somos um criador grande, temos criadores que vendem peixe na cidade, que devido a isso, perderam produtos durante a semana passada. Perdemos pescado demais, a cadeia de produção e comercialização do peixe foi muito prejudicada, nesse sentido, nós reunimos os peixeiros, produtores de peixe e uma equipe grande de todas as secretarias e resolvemos reagir”, disse.

Com o sucesso do evento, o prefeito informou que o festival terá continuidade e será tradição na cidade. A intenção é realizar o Festival do Peixe todos os anos durante o mês de Setembro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias