plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TRABALHO

Pará é o maior gerador de empregos da região Norte

De janeiro a agosto deste ano foram abertos 53 mil novos postos de trabalho, com destaque para o setor de serviços, que gerou 3.285 vagas

Imagem ilustrativa da notícia Pará é o maior gerador de empregos da região Norte camera Todos os setores apresentaram saldos positivos nos últimos 12 meses, com destaque para o comércio. | Wagner Almeida

O Pará se consolida como o maior gerador de empregos formais da região Norte. De janeiro a agosto deste ano foram abertos 53 mil novos postos de trabalhos formais. Considerando o saldo de 12 meses acumulados são mais de 71 mil novas vagas, de acordo com estudo produzido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado ontem, pelo Ministério do Trabalho. No ranking nacional, considerando os oito primeiros meses do ano, o Pará foi o 11º Estado do país que mais gerou postos de trabalho com carteira assinada.

Ainda de acordo com este novo estudo do Dieese/PA, no comparativo entre admitidos e desligados, o Pará voltou a apresentar saldos positivos de empregos formais. Em agosto foram gerados no Estado quase 9 mil postos de trabalho.

O técnico responsável pelo estudo feito mensalmente pelo Dieese/PA, Roberto Sena, ressalta que os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho (Caged), consideram apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não inclui as ocupações informais e não são comparáveis com os números do desemprego, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

“Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto os dados da Pnad são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e abrangem também o setor informal da economia”, explica Sena.

De acordo com o levantamento do Dieese, todos os setores econômicos do Pará apresentaram saldos positivos de empregos formais, no comparativo entre admitidos e desligados, com destaque para o setor de serviços, com a geração de 3.285 postos de trabalho, seguidos da indústria em geral com a geração de 2.224 postos de trabalhos; comércio com a geração de 1.483 postos; construção civil com a geração de 1.335 postos; e agropecuária com a geração de 430 novos postos.

Comparando o resultado da geração de empregos formais no acumulado dos meses de janeiro a agosto de 2020 com o mesmo período de 2021, o saldo positivo de 53.563 novas vagas geradas este ano foi maior que o resultado de 2020 (no mesmo período analisado), que teve um total de 13.345 novas vagas.

Nos últimos 12 meses, de setembro de 2020 a agosto de 2021, no comparativo entre admitidos e desligados, o emprego formal no Estado do Pará apresentou saldo positivo de 71.595 postos de trabalho. Todos os setores econômicos apresentaram saldos positivos de empregos formais, com destaque para o comércio com a geração de 25.195 postos; serviços (23.441 novas vagas); construção civil (9.958); indústria em geral (9.255); e agropecuária com a geração de 3.746 postos.

O estudo feito pelo Dieese é parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, uma parceria entre Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e o Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.

Pará é o maior gerador de empregos da região Norte
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias