Apesar do esforço do Estado para imunizar a população e avançar no calendário vacinal, os paraenses também precisam ficar atentos e não deixar de receber o imunizante contra a covid-19. Para evitar o "Fique em Casa!" é preciso vacinar.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o município de Belém está entre os últimos no ranking de imunização entre as capitais brasileiras que menos imunizou com a primeira dose. Apenas 69% da população belenense foi vacinada na etapa 1 contra a covid-19. Já com a segunda dose, a taxa é ainda menor, com 44,9% de vacinados.
Nobel de Medicina: descobertas sobre temperatura e toque
Capitais como Fortaleza tem 91,9% , Rio Janeiro 83,8% e Florianópolis 83,4% da população vacinada com a primeira dose. Já Belém, está entre as ultimas do ranking juntamente com Palmas 68,1%, Cuiabá 67,5% e Macapá 55,3%.
O grupo da faixa etária de 18 a 59 anos teve 43,55% pessoas vacinadas com a primeira dose, mas o que chama atenção é a porcentagem de 0,81% de imunizados com a segunda dose. Já no Estado do Pará, os vacinados que receberam a primeira dose equivale a 50,94% da população, apontam os dados do Ministério.
Além disso, a maioria das vacinas utilizadas contra a covid-19 usa duas doses para imunização. CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), precisam das duas doses, em intervalos diferentes, para que o esquema vacinal seja completo. A única exceção, até o momento, é o imunizante desenvolvido pela Johnson&Johnson, que utiliza apenas uma dose.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar