plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
BURAQUEIRA

Belém está repleta de buracos em diversos caminhos

Calçadas deterioradas em alguns espaços públicos da cidade atrapalham e são um risco para quem pratica atividades físicas e também para outros frequentadores. Seurb diz estar tomando as providências

Imagem ilustrativa da notícia Belém está repleta de buracos em diversos caminhos camera Para quem pratica caminha, buracos no Museu Goeldi causam transtornos. | Antônio Melo

Quem costuma praticar exercício físico ao ar livre em praças ou em calçadas extensas de Belém, como ao redor do Bosque Rodrigues Alves e do Museu Emílio Goeldi, busca os benefícios que a atividade traz à saúde, mas também encontra alguns obstáculos pelo caminho. Isso porque o piso nesses espaços públicos e históricos está parcialmente deteriorado, visivelmente sem a devida manutenção há tempos, gerando riscos de queda.

A serviços gerais Ana Maria Gomes conta que por pouco não caiu durante as corridas e caminhadas que costuma fazer todos os finais de tarde ao redor da Praça Batista Campos. “Tá muito esburacada. Uma senhora quase cai fazendo caminhada. Semana passada também quase tropeço. Tá muito feia essa praça, principalmente a calçada. Fica muito arriscado”.

Alguns buracos na praça e outros lugares são formados pela falta das pedras que fazem parte do calçamento e contribuem, quando devidamente colocadas, para a beleza dos espaços tradicionais que também são sinônimos de lazer e patrimônio da cidade.

MUSEU

O servidor público Wilson Dias, de 53 anos, praticante assíduo de caminhadas ao redor do Museu, afirma que por vezes escapou de quedas por conta dos vários buracos espalhados ao longo de todo o quarteirão que cerca a instituição. “Tá ruim”, relata. Segundo ele, a situação piora em dias de chuva. “Alaga tudo, a água sobe na calçada, cobre os buracos e fica ainda mais arriscado”, detalha.

Buracos na calçada do Bosque Rodrigues Alves são um perigo para quem gosta de praticar corrida ou caminhada, e para quem só está passando por esses locais.
📷 Buracos na calçada do Bosque Rodrigues Alves são um perigo para quem gosta de praticar corrida ou caminhada, e para quem só está passando por esses locais. |Antônio Melo

Além dos buracos, a professora Cibele Gonçalves, de 47 anos, que não costuma caminhar frequentemente ao redor do Museu, identifica outro problema. “Muita sujeira. Mas, se a gente parar para ver mesmo, percebe muito buraco. Tudo isso atrapalha, mas pode melhorar se houver reparos”, comenta.

BOSQUE

No trecho entre as travessas Lomas Valentinas e Perebebuí, Almirante Barroso e 25 de setembro, no bairro do Marco, é comum os praticantes de corrida e caminhada fazerem malabarismo para tentar escapar dos riscos à frente. Ao redor do Bosque, os problemas são frequentes e obrigam as pessoas a redobrarem a atenção. “Se não tomar cuidado, pode cair mesmo ou torcer o pé. É caminhar sempre olhando para baixo. Uma pena, não é? Lugares com tanta gente vindo e ainda ter esse problema”, lamentou Sônia dos Santos, de 54 anos, comerciante.

O OUTRO LADO

Questionada sobre a previsão de trabalho de recuperação e reparos das calçadas citadas no texto, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por meio do Departamento de Obras Civis (Deoc), informou que “a praça Batista Campos passou por um processo de reforma durante a gestão anterior, no qual não foram contemplados alguns trechos das calçadas”. A secretaria afirma também estar “ciente desse problema e está com processo licitatório em andamento, para contratar os serviços de manutenção das calçadas da praça Batista Campos, ao redor do Bosque Rodrigues Alves e Museu Emílio Goeldi”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias