A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. A meta do Estado é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém e na região Sudeste.

A primeira UsiPaz será inaugurada na próxima quarta-feira (20), no Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Grande Belém. Nesta sexta (15), o titular da Seac, Ricardo Brisolla Balestreri, e a primeira-dama, Daniela Barbalho, apresentaram o espaço aos jornalistas de diversos veículo.

UFPA terá Bacharelado em Engenharia Costeira e Oceânica

Alepa em Pauta destaca o dia da Trabalhadora Rural

Serviços gratuitos

A primeira Usina da Paz vai atender os moradores do bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua. A unidade, que fica localizada na estrada do Icuí-Guajará com a avenida Independência, será entregue na próxima semana e oferecerá 81 serviços gratuitos aos moradores, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

O Governo do Estado pretende construir mais 9 unidades da UsiPaz na Região Metropolitana de Belém (nos bairros da Cabanagem, Bengui, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, e em Nova União, em Marituba), e no sudeste do Pará (Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá).

A UsiPaz do Icuí-Guajará é a primeira das 10 unidades que o governador do Pará, Helder Barbalho, pretende construir. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS