plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Colégio IEEP é entregue totalmente restaurado aos paraenses

O segundo colégio mais antigo do Estado retoma as atividades na próxima segunda-feira. No total, 930 estudantes estão matriculadas na instituição.

Imagem ilustrativa da notícia Colégio IEEP é entregue totalmente restaurado aos paraenses camera Heloísa Oliveira (dir.), 82 anos, ex-aluna do IEEP, recebe homenagem do governador Helder Barbalho e da titular da Seduc Elieth Braga. | Antônio Melo

O Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP) retoma as atividades na próxima segunda-feira, dia 18. O prédio, totalmente restaurado, foi entregue ontem (15), pelo governador do Estado Helder Barbalho (MDB) numa solenidade que marcou também os 150 anos da instituição. O projeto de revitalização previu ainda a implantação do Memorial da Educação e um Centro de Formação para Professores, além de uma biblioteca. No total, 930 estudantes estão matriculados no ensino médio e nos cursos técnicos profissionalizantes. Durante o evento, o governo homenageou professores, pedagogos, alunos, magistrados e outras personalidades que passaram pelo IEEP.

O governador lembrou que o prédio foi entregue numa data especial, que foi o Dia dos Professores. “Eu olho para esta ocasião não apenas com romantismo, mas por lembrar da importância de se valorizar professores e professoras que assumem o compromisso de formar cidadãos”, enfatizou o chefe do executivo estadual ao citar a aprovação do reajuste salarial de 40% para os professores da rede estadual. “Nós temos um compromisso com a Educação”, frisou. Helder lembrou da importância histórica do IEEP e das oportunidades que os jovens terão de estudar numa escola que está proporcionando não somente um ensino de qualidade, mas conforto e acolhimento.

Dez mil paraenses vão receber a CNH de graça

Belém tem feira de adoção de pets neste sábado (16)

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que novos projetos serão implantados na escola. “A gente convida a população paraense a vir conhecer o IEEP. A escola respira história e tudo o que está sendo pensado, está sendo implantado aqui visa um ensino cada vez melhor”, destacou.

Emoção

Emocionada, a estudante do 3º ano do Ensino Médio Laisa Gomes, 18, alegou estar ansiosa para a retomada das aulas a partir da próxima semana. “Estamos muito felizes porque essa reforma mantém viva a importância histórica da nossa escola. Estudo aqui desde 2019 e durante todo esse período vinha sendo uma luta para conseguir a reforma do prédio”, disse.

A aluna Carol Santos, que dirige o grêmio estudantil, agradeceu ao governador Helder Barbalho por ter abraçado o projeto de reforma e melhorias no IEEP. “Eu estou muito emocionada de ver o prédio como está, lindo. Revitalizado, iluminado e preservando toda sua arquitetura e sua arte”, descreveu.

Ex-alunos e personalidades são homenageados

“É um momento muito feliz para mim e para todo o Estado do Pará. Nunca esperei, nessa idade, ser homenageada por ter sido aluna do IEEP”, comentou Heloísa Oliveira, 82. Ela estudou no Instituto de 1953 a 1956, onde concluiu o chamado Ginásio na época. “O ensino era muito rígido, havia uma exigência para o uniforme ser impecável. Lembro que havia incentivo ao esporte, cheguei a ser campeã numa corrida. Adorava ouvir a apresentação da banda, que fazia verdadeiros espetáculos. Estudar no IEEP ‘elevava a moral’ de qualquer jovem”, acrescentou a ex-aluna.

Além de Heloisa, outros ex-alunos receberam uma comenda de homenagem pelos 150 anos do IEEP e também pelos 70 anos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Professores, ex-professores, diretores e ex-diretores do Instituto foram congratulados.

A condecoração se estendeu a personalidades políticas que se dedicam a cuidar também da Educação. Foram agraciados o senador da República Jader Barbalho (MDB) e a deputada federal Elcione Barbalho (MDB), que não esteve presente, mas foi representada pelo filho, no caso o próprio governador Helder Barbalho. Magistrados e conselheiros dos tribunais de Justiça, Contas do Municípios e do Estado, e Regional Eleitoral também foram agraciados com uma comenda.

Patrimônio

O Instituto de Educação do Estado do Pará foi inaugurado no ano de 1871, e é o segundo colégio mais antigo em funcionamento no Pará.

Com a conclusão dos trabalhos de reforma e restauração, a unidade passa a ser a 78ª escola entregue à comunidade pelo governador Helder Barbalho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias