plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FÓRUM MUNDIAL DE BIOECONOMIA

Genoma do Açaí é apresentado em evento internacional

Painel sobre cadeia do açaí será apresentado na tarde desta segunda-feira (18). Segundo o pesquisador, o objetivo é criar condições para que o açaí se torne sempre sustentável.

Imagem ilustrativa da notícia Genoma do Açaí é apresentado em evento internacional camera O biólogo Artur Luiz da Costa da Silva apresentará o painel, com o planejamento dos estudos sobre o sequenciamento genético do açaí. | Giorgio Venturieri - Embrapa

A BioTec-Amazônia é uma associação de direito privado, qualificada pelo Governo do Estado do Pará como Organização Social para promover o uso sustentável da biodiversidade estadual e regional. Foi constituída em 2016, para gerir o programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, o BioPará.

Durante o Fórum Social de Bioeconomia, evento realizado em Belém e em Helsinki, na Finlândia, entre os dias 18 e 20 de outubro, a BioTec-Amazônia vai apresentar o painel Cadeia do Açaí, com o objetivo de discutir os desafios, políticas, oportunidades e bioprodutos da cadeia. O painel será realizado nesta segunda-feira (18), das 16h às 18h. Clique aqui para acompanhar a transmissão ao vivo.

A apresentação do painel será feita pelo diretor técnico-científico da BioTec, o biólogo Artur Luiz da Costa da Silva, que contará também com as participações de Kelly Castro, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Fernanda Stefani (100% Amazônia) e João Thiago Rodrigues de Sousa (Ufopa).

Vídeo: preço do açaí cai e aumenta as vendas em Belém

No encontro, Artur Silva vai falar sobre o planejamento de uma pesquisa, que vai trazer informações desconhecidas sobre o açaí, a partir de um mapa metabólico das células do fruto. O sequenciamento do açaí pode garantir sustentabilidade do açaizal com produtos de alta qualidade e rastreabilidade da origem.

Apesar de inexplorado, “o processo é bem simples”, segundo Silva. O pesquisador explica como será realizada a pesquisa “Genoma do Açaí”. “No fruto tem várias células, igual à pele humana. Dentro do núcleo de cada célula, tem o DNA. Então, a gente vai tirar desse fruto as células e, depois disso, encontrar o DNA”, destaca.

Marcos Pontes quer corte na Ciência revisto: "urgente"

Artur compara o genoma do fruto (com 35 mil genes) às engrenagens de um relógio. “A pesquisa quer saber quais são eles. Então, eu vou quebrar o relógio. Vão ficar vários pedacinhos do DNA, bilhões de pedacinhos. Isso a gente chama de sequenciamento. Com isso, o computador vai reconstruir o relógio, isto se chama montagem”.

Sob o ponto biotecnológico, a pesquisa tem como objetivo identificar vias metabólicas, genes, que são de interesse da indústria de cosméticos e, também, da indústria farmacêutica, ou mesmo genes que podem ser usados no melhoramento genético da planta.

“O objetivo é dar base necessária de biotecnologia para sustentabilidade e manutenção em alto nível da cadeia do açaí. O objetivo é criar condições para que o açaí se torne sempre sustentável. E que não nos falte açaí”, ressalta o pesquisador.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias