Diário Online
Notícias / Notícias Pará
VEJA AS DICAS

Enem 2021: preparação final exige cautela

Especialistas recomendam que alunos valorizem bastante a leitura de assuntos atuais em revistas e jornais para fazer a redação.

sexta-feira, 22/10/2021, 09:22 - Atualizado em 22/10/2021, 09:22 - Autor: Denilson D’almeida/Diário do Pará


Professores manifestam preocupação com a saúde mental dos alunos, já que estresse e ansiedade aumentam com a aproximação das provas. A menos de um mês do exame, o foco tem de ser na revisão dos conteúdos.
Professores manifestam preocupação com a saúde mental dos alunos, já que estresse e ansiedade aumentam com a aproximação das provas. A menos de um mês do exame, o foco tem de ser na revisão dos conteúdos. | Agência Pará

A menos de um mês da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores e pedagogos recomendam que os estudantes busquem manter uma rotina saudável nessa reta final de preparação. É tempo em que na revisão deve prevalecer a prática de exercícios e simulados que possam ajudar a trabalhar os eixos temáticos onde há maior dificuldade para o aluno.

Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides: veja quem vacina

O Enem 2021 será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro, tanto nas modalidades impressa quanto digital. No Pará, 229.170 estudantes farão as provas, sendo 600 deles na modalidade digital. O Enem é a forma de acesso às principais universidades públicas do país.

“A parte de se estudar para aprender o conteúdo já foi, passou. O momento agora é de aprofundar as aplicações desse conteúdo, ou seja, fazer bastante exercícios e simulados”, destacou o professor de Matemática, Marcos Bendelack.

Nesta reta final de revisões, ele acredita que os exercícios através de simulados podem auxiliar também no controle de tempo para resolver as questões dentro do limite de horário das provas. Questionado sobre quais assuntos e temas o Enem pode abordar este ano e que os estudantes precisam estar atentos, Marcos destaca a pandemia de covid-19.

Bolsonaro diz que combustíveis vão aumentar ainda mais

“Ainda estamos vivendo um momento pandêmico e este assunto vai vir na prova, podendo ser abordado nas mais várias disciplinas”, atentou. “No caso da matemática, a dissipação do vírus pode vir sendo abordada em gráficos. Foi uma dissipação exponencial. As questões podem vir em cálculosde progressão”, completou.

Já a professora de Redação Treicy Castro destaca que nesta reta final de preparação os estudantes não podem se separar dos professores. Isso porque o momento é para que eles possam esclarecer todas as dúvidas. “De maneira geral, os estudantes precisam focar principalmente nos eixos temáticos em que mais tem dificuldades. Se é, por exemplo, nas áreas de tecnologias oude meio ambiente”, disse.

ALTERNATIVAS

Nesta reta final, Treicy orienta aos que forem fazer o Enem que busquem reler revistas e jornais com matérias de assuntos que mais tiveram repercussão este ano, principalmente durante o primeiro semestre, que é quando as provas começam a ser elaboradas e pensadas.

“O aluno precisa ter um bom posicionamento sobre os assuntos e temas. Precisa ler bem os textos e saber interpretá-los. Por isso é importante fazer uma leitura minuciosa das questões e dos textos que as provas vão trazer, em especial na parte de Linguagem”, atentou a professora.

Na parte que trabalha, no caso na Redação, a professora considera essencial que cada aluno entregue suas produções textuais para serem corrigidas e ter um retorno do professor com as dicas de onde podem melhorar. “É importante que trabalhem a saúde mental, mantendo uma rotina saudável. Quem puder manter uma rotina de exercícios físicos é importante também”, recomendou.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS