Chegou o momento tão aguardado pelos amantes da boa gastronomia da capital. A edição de hoje do DIÁRIO DO PARÁ traz encartado o primeiro dos cinco fascículos do “Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia em 2021”, trazendo os indicados nas categorias açaí, bar, churrascaria e doce.
O projeto chega ao sétimo ano e a expectativa entre o público leitor e os empresários do ramo é a maior possível: do primeiro em conhecer e vivenciar as experiências gastronômicas da terra; e do segundo em alavancar o setor gastronômico local, bastante atingido nos 2 últimos anos em razão da pandemia.
Os fascículos – que serão publicados até o dia 14/11, sempre às quintas e domingos - funcionarão como uma espécie de guia sobre as maiores e melhores experiências culinárias da capital, dando dicas e informando sobre o que é produzido nos principais estabelecimentos de Belém. Esse ano mais de 160 estabelecimentos participam da edição.
A novidade esse ano foi a inclusão da categoria “steak” nas 21 categorias que participam do projeto. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém. No total 11 profissionais participam da disputa.
Maurício Façanha, que comanda o bar Ver-a-Cerva, lembra que o mercado gastronômico e o de entretenimento foram os que mais sofreram com a pandemia, mesmo com o crescimento do delivery. “O presencial, no restaurante, ainda é o grande negócio e iniciativas como o Passaporte nos ajudam muito, sobretudo agora que a maioria das pessoas já está vacinada e a pandemia controlada”, coloca.
O projeto, segundo ele, ajuda a aquecer o setor e a mostrar os novos empreendimentos que estão surgindo na capital, graças a credibilidade dos veículos do grupo RBA. Essa será a nossa primeira participação no projeto e estamos muito felizes do nosso bar ter sido indicado. Se vier a premiação será a coroação daquilo que buscamos fazer desde o início dentro do nosso segmento”, diz o empresário.
Sabrina Pinheiro Barbosa, uma das proprietárias da doceria Suspirosa, diz estar lisonjeada em participar do projeto que, por muitos anos acompanhou junto com a sócia Flávia Domingues Gomes, como espectadoras. “É gratificante demais ver nosso trabalho reconhecido e estamos na torcida para vencer em nossa categoria”.
Segundo ela, a iniciativa do DIÁRIO é, sem dúvida, de suma importância para valorização da gastronomia local, além de evidenciar o que há de melhor na cidade dentro das diversas categorias, o que “ajuda muito a divulgar os estabelecimentos eleitos, dando mais credibilidade a esses empreendimentos”.
“É a primeira vez que participamos. Nosso empreendimento completou 1 ano de existência em 2 de outubro, o que nos deixa mais felizes ainda, pois somos uma empresa que ainda está em fase de maturação e já estamos concorrendo entre os melhores de nossa categoria”, comemora.
A churrascaria Cruzeiro do Sul atua no mercado de Belém há mais de 20 anos, sempre mantendo o mesmo padrão de qualidade de atendimento e das carnes e pratos servidos. “Uma iniciativa desse tipo é muito boa para todos nós que trabalhamos no ramo de alimentação, pois quem não conhece a nossa casa passa a conhecer e a forma como o projeto é feito estimula que o cliente venha a nos conhecer, estimulando nossas vendas”, afirma Francisco Carlos Ferreira, gerente administrativo da casa.
Ele afirma que nasceu em Minas Gerais e que as refeições servidas na casa têm um toque da culinária mineira, uma das mais saborosas e prestigiadas do Brasil. “Além das carnes de primeira, também servimos peixe frito, bife ou frango à parmegiana e feijoada tipicamente mineira”.
O gerente relembra que a churrascaria passou por muitas dificuldades nos últimos meses em razão da pandemia. “Estávamos trabalhando somente delivery e suspendemos o atendimento à noite, dando férias para os funcionários que atuavam nesse horário. Toda e qualquer iniciativa que ajude a divulgar a nossa atividade é muito salutar nesse momento e o Passaporte Belém cumpre esse papel”, elogia.
Gustavo Quintela, um dos proprietários do Açaize, diz que a expectativa do estabelecimento “é altíssima” para participação no projeto, “porque sabemos que projetos gastronômicos como esse garantem contribuição certa para os setores locais, pois propagam e atraem o público alvo em geral”.
É o primeiro ano que o Açaize participa do Passaporte Belém e ele afirma estar “honrado pela indicação”. “Ficamos imensamente felizes. Projetos desse tipo em nossa cidade têm agregado valores para os empreendimentos e cada vez mais para nossa cultura”.
Segundo ele, a iniciativa é de total importância para todas as partes. “A criação de conteúdo com produtos que despertam o interesse nas pessoas acaba proporcionando uma troca de experiências. Assim, conseguimos mostrar o nosso trabalho, apresentar o que nós oferecemos e alcançar um número maior de pessoas”, aposta.
A entrega da premiação aos vencedores ainda está sendo estudada pela organização do evento em razão da pandemia e ainda será definido se ocorrerá de maneira presencial ou virtual.
Posteriormente, em evento exclusivo, será lançado o guia de bolso “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2021” com informações de todos os estabelecimentos indicados pelos jurados e um destaque especial para o campeão de cada categoria, que terá espaço privilegiado na publicação, revelando um pouco de sua trajetória.
COMO FUNCIONA O PROCESSO DE VOTAÇÃO
- O júri do projeto é composto por 15 personalidades da cidade (jornalistas, advogados, influenciadores digitais, e profissionais liberais, etc.)
- Eles votaram e escolheram seus estabelecimentos, que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. Em seguida elaboraram um ranking gastronômico
- Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul”; os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação
- Este ano o processo de votação mudou: cada estabelecimento só poderá concorrer em uma das categorias. Se houver votos do mesmo estabelecimento em categorias diferentes, o jurado será convidado a escolher um outro, diferente, para evitar a repetição. A proposta é dar chances para mais lugares concorrerem à premiação
- Ao final da série de fascículos a votação será aberta ao público com os restaurantes indicados pelos jurados para a escolha do melhor em cada categoria.
- O voto do público será utilizado em caso de empate. Por exemplo: se na categoria de bar os estabelecimentos “x” e “y” tiverem 3 votos, o mais votado no site ganha mais um voto, ficando com 4 votos
- Os internautas serão convidados a votar em espaço exclusivo no Diário On Line-DOL através do endereço http://passaporte.dol.com.br; e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul
CATEGORIAS
lAçaí
lBar
lChurrascaria
lDoce
lHamburgueria
lComida Internacional
lComida Italiana
lComida Japonesa
lPadaria
lPeixaria
lPetisco de boteco
lPizzaria
lRestaurante Popular
lRegional
lSalgado
lSaudável
lSorvete
lSteak
lTacacá
lVinho
lMelhor Chef
PRÓXIMOS FASCÍCULOS
lDia 04/11
Hamburgueria
Comida Internacional
Comida Italiana
Comida Japonesa
lDia 07/11
Padaria
Peixaria
Petisco de boteco
Pizzaria
lDia 11/11
Restaurante Popular
Regional
Salgado
Saudável
lDia 14/11
Sorvete
Steak
Tacacá
Vinho
Melhor Chef
Patrocínio: Claro, Doratta Fry e Sebrae
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar