Os supermercados foram reconhecidos como atividade essencial da economia. Desta forma, o setor passou a ter instrumentos jurídicos para negociar a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados em todo o Brasil.
Dia de Finados: saiba o que abre e fecha na Grande Belém
Uma liminar, de autoria do Sindicato dos Empregados do Comércio (SEC-PA) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio PA) tentou impedir o funcionamento dos supermercados em todo o Pará.
Acontece que a categoria não tem qualquer representação diante da entidade. Os funcionários do setor são representados pelo Sindicato dos Supermercados e Autosserviços do Pará (Sindespa), que entrou com uma ação contra a liminar, deferida pela Juíza do Trabalho Titular, Larissa Cunha Barbosa e Silva.
Após analisar a situação, a Juíza decidiu pelo indeferimento da liminar do SEC-PA, alegando que o mesmo não possui qualquer representatividade em relação aos funcionários de supermercados, tendo o Sindespa como verdadeiro representante.
Mutirão da vacina em todo o Pará encerra hoje
No documento, a magistrada destacou que "o sindicato autor, neste novo pedido, não carreou norma coletiva específica que o amparasse em pleito de suspensão das atividades, prevalecendo o entendimento já manifestado na decisão liminar anterior, no sentido de que o ordenamento jurídico vigente atualmente confere autorização para funcionamento".
Essa não foi a primeira vez que o SEC tentou impedir o funcionamento dos supermercados. No Dia do Comerciário, celebrado no dia 25 de outubro, o Sindicato dos Empregados do Comércio entrou com outra liminar pedindo o fechamento dos estabelecimentos. Na ocasião, a magistrada também decidiu pelo indeferimento da liminar, o que permitiu a abertura dos supermercados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar