Diário Online
Notícias / Notícias Pará
PREPARAÇÃO

Região Metropolitana deve abrir 4 mil vagas temporárias

Dieese estima que na Região Metropolitana de Belém serão ofertadas cerca de 4 mil vagas para as contratações temporárias neste final de ano, praticamente a mesma quantidade do ano passado

quinta-feira, 04/11/2021, 08:43 - Atualizado em 04/11/2021, 08:47 - Autor: Ricardo Miranda


As contratações deverão envolver vários setores econômicos como a indústria, serviços e, principalmente, o comércio
As contratações deverão envolver vários setores econômicos como a indústria, serviços e, principalmente, o comércio | Wagner Almeida

A expectativa de conseguir uma vaga temporária de final de ano é grande para milhares de pessoas. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA), o número de pessoas desempregadas no Estado gira em torno de 500 mil. Ainda segundo dados analisados pelo Dieese, com base em informações do Ministério do Trabalho/Caged, o comparativo entre admitidos e desligados aponta que o saldo de empregos formais este ano no Pará é positivo, haja vista que entre os meses de janeiro a agosto foram feitas 30.772 admissões e 24.034 desligamentos, com saldo positivo de 6.738 postos de trabalhos formais.

Para as contratações temporárias neste final de ano, o Dieese estima que na Região Metropolitana de Belém (RMB) serão ofertadas cerca de 4 mil vagas, praticamente a mesma quantidade do ano passado. Essas contratações deverão envolver vários setores econômicos como a indústria, serviços e, principalmente, o comércio (incluindo o setor supermercadista e os shoppings centers).

A consultora de gestão de pessoas Ana Alice de Mello Nunes aponta que o perfil de quem busca por uma ocupação temporária é geralmente composto por pessoas sem experiência, que ainda estão tentando ingressar no mercado de trabalho, mas que atualmente esse retrato deve mudar. “Diante da própria situação econômica em que o país se encontra, muitas pessoas experientes que perderam seus empregos, principalmente durante a pandemia, também estão de olho nas vagas temporárias. Mesmo porque a taxa de efetivação de quem foi contratado no período do final de ano é grande”. Confira dicas para tentar conquistar uma vaga.

 

|
 


Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS