plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REFERÊNCIA NA COP-26

 Plano Estadual Amazônia Agora é modelo para outros estados

O Plano Estadual Amazônia Agora, que será apresentado pelo governador Helder na COP-26, aponta, entre outras ações, uma visão estratégica para tornar o Pará “Carbono Neutro” no setor de Uso da Terra e Florestas.

Imagem ilustrativa da notícia  Plano Estadual Amazônia Agora é modelo para outros estados camera Plano Estadual Amazônia Agora vai ser a estrela durante a participação do governador Helder na COP-26. | Andrew Parsons/Divulgação

O Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) vai ser a grande estrela durante a participação do governador do Pará Helder Barbalho na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes, COP-26) em Glasgow, na Escócia.

O plano apresenta, entre outras ações, uma visão estratégica de longo prazo para tornar o Pará “Carbono Neutro” no setor de Uso da Terra e Florestas, um dos principais temas que está sendo levado pelo governador Helder para a COP.

O PEAA organiza as diretrizes e ações integradas para que o Estado do Pará alcance um modelo de desenvolvimento econômico e social baseado em baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e foi lançado no ano passado.

COP-26: Helder Barbalho segue para conferência na Escócia

“O Pará é sem dúvida um modelo para os outros estados, além de ser um padrão para os outros países”, atesta o professor Raoni Rajão, coordenador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais (LAGESA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

E para chancelar as propostas do governo Helder Barbalho para o desenvolvimento econômico e social baseado em baixas emissões de Gases de Efeito Estufa, foram realizadas, em novembro de 2020, uma série de conferências sobre os principais eixos do plano.

O Plano Estadual Amazônia Agora foi amplamente debatido com a sociedade civil, entre elas o Instituto Socioambiental (ISA), que ajudou a organizar o evento “Debatendo o Plano Estadual Amazônia Agora na visão da sociedade civil e academia”. Os eventos foram patrocinados pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), por meio da parceria com o Environmental Defense Fund (EDF).

Os debates com a sociedade civil e acadêmica foram publicados em um livro com o mesmo título do evento que foi lançado este ano e catalogado como publicação internacional no Departamento Nacional do Livro. Foram realizados cinco webnários (conferências) entre 11 de novembro e 09 de dezembro de 2020. A população participou dos debates por meio de chats. Os internautas contribuíram com cerca de 1.000 comentários enviados durante os eventos.

Helder exibe políticas e ações climáticas do Pará na COP 26

Assinam também o livro, junto com o Instituto Socioambiental, o Imazon, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), o Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, a Clínica de Direitos Humanos da Amazônia e o Observatório do Manejo Florestal Comunitário.

Os debates virtuais contaram com a participação de representantes do governo estadual, incluindo o governador Helder, além de pesquisadores, jornalistas e membros de organizações do terceiro setor, populações indígenas e comunidades quilombolas.

WEBINÁRIOS

Nos dias da transmissão, os cinco webinários atingiram 2.370 visualizações via Youtube e alcançaram 4.969 pessoas no Facebook. Além disso, houve 979 interações do público via chat no Youtube enviando perguntas e comentários durante os webinários, com participação de pesquisadores, membros de organizações da sociedade civil, imprensa e servidores públicos estaduais. Os palestrantes responderam a perguntas enviadas, enquanto outras foram respondidas no chat por representantes do governo do Pará.

Os temas abordados foram: Plano Estadual Amazônia Agora e Unidades de Conservação; Ordenamento Territorial e Conservação Florestal; Economia da Floresta; Regularização Ambiental e Restauração Florestal; e Financiamento para Combate a Mudanças Climáticas.

“A partir dos debates e da interação com o público em quase 1.000 comentários enviados por chat durante os eventos, reunimos neste relatório as principais contribuições e recomendações apresentadas para aperfeiçoamento do PEAA”, revela o texto de abertura do livro sobre o tema.

“Os webinários foram um primeiro passo de seus organizadores para ampliar a discussão sobre o PEAA na sociedade paraense, mesmo com as limitações do período de pandemia do coronavírus. Pretendemos utilizar os subsídios técnicos e recomendações reunidas aqui em um processo de acompanhamento do plano a partir de 2021”, destaca a publicação.

Para cada um dos temas foram feitas recomendações destacadas na publicação “Debatendo o Plano Amazônia Agora na visão da sociedade civil e academia” e entregues à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). Não houve entre os participantes críticas sobre o plano Amazônia Agora.

NESTE DOMINGO

Neste domingo, Helder participa da Assembleia Geral da Coalizão Under2º. Durante o evento, o Pará será anunciado como membro efetivo da Coalizão Under2º, um grupo de estados subnacionais que buscam soluções para a mitigação e a adaptação climática.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias