plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
COP 26

Mudanças no clima também provocam trabalho escravo

Mudanças climáticas, tais como enchentes e períodos de seca, aumentam a vulnerabilidade à escravidão moderna.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mudanças no clima também provocam trabalho escravo camera Entre 2016 e 2020, o Ministério Público do Trabalho PA-AP recebeu 354 denúncias de trabalho escravo | Adelaide Oliveira - MPT PA/AP

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26), realizada em Glasgow, Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro, é o ponto máximo de meses de discussões entre líderes mundiais, com o objetivo de chegarem a um acordo de nível global contra as mudanças climáticas.

Tendo a pandemia como pano de fundo global, diversas organizações da sociedade civil, presentes na COP, têm ciência de que as mudanças climáticas e os efeitos da Covid-19 causam danos mais severos às comunidades pobres e vulneráveis. Outra discussão de destaque durante a conferência é a complexa relação entre as alterações no clima e a escravidão "moderna".

Pesquisas recentes ilustraram a associação entre as questões ambientais, particularmente as mudanças climáticas, e a escravidão moderna. A mudança climática é reconhecida como um impulsionador da migração, especialmente de pessoas que migram internamente em seus próprios países, como destacou o relatório divulgado em setembro pela Anti-Slavery International e pelo Institute for Environmental Development.

COP 26: Pará passa a integrar coalizão global pró-clima

Helder exibe políticas e ações climáticas do Pará na COP 26

As alterações no clima, tais como enchentes e períodos de estiagem, aumentam a vulnerabilidade a trabalhos análogos à escravidão. A produção agropecuária não sustentável e a exploração desenfreada de recursos minerais também são fatores – tão presentes no Estado do Pará – que impulsionam a escravidão. Uma pesquisa realizada pela Universidade das Nações Unidas concluiu que o trabalho para acabar com a escravidão ajudará a alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática).

Em 2020, 942 pessoas foram resgatadas de condição semelhante à de escravidão no Brasil. Minas Gerais foi o estado com maior número de resgates em 2020, com 351 casos, seguido do Distrito Federal, Pará, Goiás e a Bahia. Os dados são do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

PARÁ

Anos atrás, sem fiscalização apropriada, o Pará chegou até mesmo a liderar o lamentável ranking de trabalho análogo ao escravo no país, o que foi diminuindo a partir de 2019 em algumas cidades do Estado, como em Capanema e Novo Progresso.

Das vítimas resgatadas de trabalho escravo em 2020, 17% estavam em atividades de produção florestal; 15% no cultivo do café e 10% na criação de bovinos. Entre as atividades urbanas, destaque para o comércio varejista, com 10% dos casos, seguido da montagem industrial e estruturas metálicas e do setor de construção e imobiliário.

De 2016 a 2020, o Ministério Público do Trabalho PA-AP (MPT) recebeu 354 denúncias de trabalho escravo, aliciamento e tráfico de trabalhadores, instaurou 226 inquéritos civis, moveu 58 ações judiciais e firmou 67 Termos de Ajuste de Conduta (TAC) com empregadores flagrados submetendo trabalhadores a condições degradantes.

DENUNCIE!

Casos de trabalho semelhante à de escravidão podem ser denunciados pelo disque 100, pelo site do Ministério Público do Trabalho ou pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias