O ranking atualizado dos portais de notícias mais acessados no Pará revela que o DOL segue na liderança do segmento, isolado à frente dos segundo e terceiro colocados. Os dados são da ferramenta de análise de sites Google Analytics e do aplicativo SimilarWeb, que voltou a contabilizar corretamente os números do portal, após uma falha do app com a mudança de domínio do DOL em maio deste ano. A pesquisa pode ser feita por qualquer usuário, o que garante a legitimidade dos números que colocam o DOL muito a frente de seus concorrentes.
Mudança de domínio
Inaugurado em outubro de 2010, o Diário Online, portal de notícias do Grupo RBA, mantinha o domínio “diarioonline.com”. Em 11 anos, o portal ganhou relevância entre os leitores paraenses e passou a ser conhecido pela sigla “DOL”. Devido à identificação do público, o Grupo RBA optou por mudar seu domínio na web para “dol.com.br”, o que foi possível a partir de 21 de maio de 2021. A alteração, entretanto, interrompeu a leitura do SimilarWeb, que passou a contabilizar o DOL como um novo portal, desconsiderando dados anteriores e equivocadamente apresentando resultados abaixo dos reais. Mesmo assim, no mês seguinte, o DOL novamente se isolou na liderança do ranking, com a normalização da leitura pelo aplicativo. O dados apresentados abaixo são contabilizados a partir da mudança de domínio.
Google investe R$ 1 bi em conteúdo e faz parceria com o DOL
Uma boa notícia: Google e DOL agora são parceiros
Quantidade de acessos
O gráfico abaixo mostra o comparativo de acessos, entre 21 de maio e 31 de outubro de 2021, entre DOL (linha azul) e o segundo colocado (linha laranja). É possível observar a tendência de crescimento, seguida de estabilização, do portal “dol.com.br” a partir de seu primeiro dia de funcionamento (21/05). Por outro lado, o número de usuários do concorrente no 2°lugar não apresenta variações significativas durante todo o período analisado.
No mês de junho de 2021, o DOL teve 3.520.982 usuários únicos, ao passo que concorrente no 2° lugar teve 3.100.000 usuários únicos. Em julho, os usuários únicos do DOL chegaram a 4.626.649, enquanto o concorrente em questão registrou 3.450,000. Em agosto, os números foram: 5.029.083 usuários únicos para o DOL e 3.500.000 para concorrente.
A diferença aumentou em setembro: 8.935.444 para o DOL e 3.800.000 para o 2° colocado. Por fim, em outubro, foram 8.617.410 usuários únicos para o DOL e 3.300.000 para o portal na 2ª posição.
A média de duração da visita, isto é, o tempo que cada leitor se mantém no portal durante um acesso, é de 1 minuto e 35 segundos no DOL e de 47 segundos no concorrente em 2° lugar.
TERCEIRO COLOCADO
O gráfico abaixo mostra a comparação entre DOL e o concorrente no 3°lugar entre os portais de notícias mais acessados no Estado do Pará, no período de 21 de maio a 31 de outubro de 2021. O DOL é representado pela linha azul, enquanto a linha laranja representa o portal do concorrente.
No mês de junho de 2021, o DOL teve 3.520.982 usuários únicos, enquanto o concorrente no 3° lugar teve 1.600.000 usuários únicos. Em julho, os usuários únicos do DOL chegaram a 4.626.649, enquanto o concorrente no 3° lugar registrou 1.350.000. Em agosto, os dados mostraram: 5.029.083 usuários únicos para o DOL e 1.300.000 para o concorrente no 3° lugar.
Em setembro, a diferença aumenta ainda mais: 8.935.444 para o DOL e 1.450.000 para o concorrente no 3°lugar. Finalmente, em outubro, foram 8.617.410 usuários únicos para o DOL e 1.500.000 para o concorrente no 3° lugar.
A média de duração da visita no portal concorrente no 3° lugar é de 1 minuto e 14 segundos (enquanto, no DOL, é de 1 minuto e 47 segundos).
Anúncios
Dados do Google Analytics mostram que, entre 21 de maio e 8 de novembro de 2021, o domínio "dol.com.br" teve mais de 62 milhões de páginas visualizadas. A média de sessões por usuário foi de 2,23 (isto é, cada usuário retornou mais de duas vezes ao portal durante o período analisado).
Dados do Google AdSense, plataforma de anúncios do Google, mostram que, entre 21 de maio e 8 de novembro de 2021, 119.983.305 anúncios foram exibidos no portal "dol.com.br", totalizando 133.378.702 impressões (impressão é o termo utilizado para indicar a quantidade de vezes que um usuário visualiza um anúncio – um usuário pode ver o mesmo anúncio mais de uma vez).
Nos últimos 12 meses, segundo a ferramenta Google Analytics, o DOL teve 286 milhões de visualizações de páginas e acesso de mais de 30 milhões de pessoas.
“Os números são incontestáveis e demonstram a força da marca DOL e a credibilidade do Grupo RBA. A responsabilidade de sermos liderança no Pará nos motiva, dia após dia, a buscar a inovação e proporcionar os melhores conteúdos aos nossos leitores. Não adianta criarem fake news por aí. O DOL sempre foi transparente e o único que apresenta de forma clara os seus números aos internautas e e seus anunciantes.”, avalia o jornalista Mauro Neto, editor executivo do DOL.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar