A violência sexual se apresenta de maneiras diversas e apesar de campanhas de conscientização sobre essa prática criminosa, várias mulheres continuam sendo vítimas desses tipos de abuso diariamente. Alguns casos passam despercebidos, já outros ganham repercussão nacional e são usados como exemplos para que não ocorram mais. No Paraná, uma mulher foi surpreendida ao andar de bicicleta e um homem em um carro passar a mão nela. A mulher caiu, ficou ferida e quase foi atropelada.
Já no Pará, o caso de maior repercussão aconteceu em outubro deste ano, em um ônibus coletivo, onde uma mulher foi vítima de importunação sexual, na qual um homem teria se esfregado nela sem sua permissão e com o zíper da calça aberto. Para se defender, a vítima aplicou um golpe chamado de "mata-leão" no abusador e pediu para que o motorista do ônibus parasse próximo a uma delegacia para ela registrar um boletim de ocorrência.
Vídeo: “tarado do Marex” ganha liberdade em menos de 24h
Carro capota ao bater em carro estacionado em Belém
Pensando numa forma de conscientizar e agir perante ao assunto, uma iniciativa do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), que começou nos estádios de futebol se estenderá nos próximos dias 12 e 13 de novembro com uma ação do Programa Contra a Importunação Sexual.
A campanha que teve início nos estádios de futebol, durante os jogos de Remo e Paysandu, válidas pelo campeonato brasileiro das séries B e C, será implementada, pela primeira vez, no serviço de transporte coletivo da capital paraense.
O BPE irá atender as diversas solicitações de grupos de mulheres e vai estender a ação para os ônibus, onde existe uma um número relevante de reclamações sobre a ocorrência deste tipo de delito.
A ação será feita pelas equipes da unidade que irão atuar em barreiras montadas em pontos estratégicos da cidade, escolhidos pela grande movimentação de pessoas e veículos. Os ônibus serão abordados e os militares distribuirão folders e adesivos sobre a campanha para os passageiros, explicando as sanções previstas para quem comete o crime e como denunciar.
SERVIÇO
Veja abaixo o cronograma:
1. Sexta-feira (12) – Local: Ver-o-Peso. Horário: a partir das 07:30 horas.
2. Sábado (13) – Local: Em frente aos shoppings Castanheira, Pátio Belém e no Ver-o-Peso. Horário: a partir das 07:30 horas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar