O primeiro dia de pagamentos do Auxílio Brasil, benefício que substitui o Bolsa Família, está sendo realizado nesta quarta-feira (17), pelo Governo Federal, com um valor médio de R$ 217,18 para 14,5 milhões de famílias.
Auxílio Brasil: pagamentos iniciam nesta quarta
Enem começa prova de Redação: veja como não tirar zero
Em Belém, foram registradas grandes filas nas agências da Caixa Econômica Federal e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). No entanto, as filas são por causa de dúvidas, e não por pagamentos.
Na capital paraense, várias pessoas estão procurando o Cras e a Central do CadÚnico para realizar a atualização ou recadastramento para se tornarem aptas a receber o benefício. No entanto, em julho deste ano, o próprio Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, lançou uma portaria que suspende a necessidade de atualização do cadastro até 27 de janeiro de 2022.
Com isso, qualquer beneficiário dos programas sociais não precisam realizar este procedimento por estarem amparados pela portaria, mesmo que seu período esteja vencido.
Em nota a Prefeitura Municipal de Belém, através da Fundação Papa João XXIII – FUNPAPA informou que "neste momento não é necessário comparecer à Central do CadÚnico, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, para atualizar ou fazer inclusão de cadastro".
A Prefeitura de Belém destaca ainda, "que não está havendo cancelamento nem bloqueio de benefício e que, assim que forem definidos os critérios para o recebimento do auxílio de renda cidadã Bora Belém haverá um comunicado oficial com ampla divulgação à comunidade".
A PMB reforça, "que tanto na Central do CadÚnico quanto nos distritos de Mosqueiro e Outeiro, estão sendo garantidos os atendimentos e, conforme demanda, para evitar aglomeração e o contágio devido à Covid 19, será realizado o agendamento para os atendimentos, antecipadamente informado aos usuários".
PAGAMENTO
Hoje (17), o pagamento está sendo feito para beneficiários com o número de inscrição social (NIS) com final 1. Quem tem NIS terminado em outros dígitos receberá ao longo dos próximos dias.
A #CAIXA realiza, nesta quarta-feira (17/11), mais uma etapa do Auxílio Emergencial 2021. Beneficiários nascidos em outubro já podem sacar em dinheiro nas mais de 13 mil lotéricas espalhadas pelo país, nos correspondentes #CAIXAAqui ou nas agências. pic.twitter.com/rKwejTVtcL
— CAIXA (@Caixa) November 17, 2021
Também a partir de hoje, os nascidos em outubro e que estão fora do Bolsa Família podem sacar a última parcela do Auxílio Emergencial. Os pagamentos desse auxílio a todos os públicos terminaram no último dia 31, mas os saques acontecem agora em novembro.
Quem pode receber?
Neste mês de novembro, o Auxílio Brasil será pago a quem já era beneficiário do Bolsa Família – exceto aqueles que, ao longo do mês de outubro, tenham deixado de atender as regras do benefício. Serão cerca de 14,6 milhões de beneficiários.
Para aqueles que não recebiam o Bolsa Família, mas estão inscritos no Cadastro Único e atendem aos requisitos do programa, poderão ser incluídos nos próximos meses, mas não há garantias nem prazos. O Ministério da Cidadania promete adicionar mais 2,4 milhões de beneficiários em dezembro.
Quem ainda não está no CadÚnico precisa se inscrever para ser considerado para o programa. Veja aqui como se cadastrar.
Confira o calendário de pagamentos:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar