plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VEJA O VÍDEO

Senado volta debater divisão do Pará e criação do Tapajós

Pauta volta a ser debatida na Comissão de Constituição e Justiça, do Senado Federal.

Imagem ilustrativa da notícia Senado volta debater divisão do Pará e criação do Tapajós camera O Estado de Tapajós seria criado pelo desmembramento de 23 municípios do Pará. | Reprodução

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 508/2019, de autoria de 27 senadores, de diferentes unidades da federação, propõe a convocação de plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós. Na prática, o projeto sugere a divisão do território paraense com intuito de que uma nova unidade federativa seja criada.

Senado debate divisão do Pará e criação do Tapajós

Nesta quarta-feira (24), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal volta a debater o Projeto de Decreto Legislativo nº 508/2019. Dentre os congressistas que assinam a autoria, interessados na divisão do Pará, estão os senadores paraenses Paulo Rocha (PT) e Zequinha Marinho (PSC).

A ilha misteriosa sob Mosqueiro: a natureza que encanta

A pauta estava em discussão no último dia 17, mas os trabalhos foram suspensos a pedido do senador Jader Barbalho (MDB-PA), que pediu vistas ao projeto e frisou a importância de promover um debate sobre o assunto com os paraenses.

Assista, ao vivo, ao debate sobre o PDL:

Plebiscito

A convocação do plebiscito para a criação de um novo Estado é uma das exigências determinadas pela Constituição Federal. Através dele, a população precisa ir às urnas para dizer se é ou não a favor da nova unidade federativa.

Se o projeto for aprovado, será a segunda vez que os paraenses terão que votar contra ou a favor do desmembramento do Estado. A primeira vez foi em 2011, quando foi proposta a divisão do Pará em três unidades: Pará, Carajás e Tapajós. Na época, a maioria votou para não dividir.

Desta vez, a proposta considera a divisão em dois territórios: Pará e Tapajós. O novo Estado seria formado por 23 municípios: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias