Diário Online
Notícias / Notícias Pará
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Porto Futuro recebe 2ª edição do Festival Cultural de Nazaré 

Público também pode participar das oficinas gratuitas de gastronomia e de artesanato paraense que ocorrem até o fim desta semana

domingo, 28/11/2021, 10:24 - Atualizado em 28/11/2021, 10:24 - Autor: Redação


Imagem ilustrativa da notícia: Porto Futuro recebe 2ª edição do Festival Cultural de Nazaré 
| Reprodução

O complexo Porto Futuro, em Belém, recebe a segunda edição do Festival Cultural de Nazaré. A programação, ainda no clima do Círio 2021, vai das 18h às 22h e será totalmente gratuita para a população, recheada de bandas e grupos locais. O público também poderá assistir a transmissão ao vivo pelo site.

O evento, produzido pela OMF Projetos de Eventos e Marketing, é patrocinado pelo Ministério do Turismo, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e por empresa parceira do grupo. A programação também é apoiada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e pela Universidade da Amazônia (Unama). 

Neste domingo (28), a festa fica por conta do Arraial do Pavulagem, grupo tradicional paraense que promete realizar um show repleto de músicas conhecidas, cores e performance do Boi Pavulagem. Também antes deste show haverá apresentações de grupos de teatro e de dança. Uma grande estrutura de palco será montada, atendendo todos os requisitos de distanciamento social, garante a organização.  

Os espetáculos de teatro e dança levarão o público a reviver a história de devoção à virgem de Nazaré. Segundo o produtor cultural Olívio Rafael, um dos organizadores do projeto, o festival surgiu com o objetivo de valorizar a fé, a arte e a cultura paraense.

“Vamos mostrar que a cultura e a religiosidade podem e devem andar juntas, principalmente em um Estado tão rico culturalmente como o Pará”, explica. Em cada noite haverá uma praça gastronômica e também exposição de artesanato paraense. A praça atenderá aos requisitos de distanciamento impostos aos estabelecimentos de alimentos.

Segundo a produtora cultural Suely Brilhante, este é o segundo ano consecutivo que o evento é realizado. “Ano passado o evento ocorreu de forma drive-in, mas este ano acontecerá na sua forma original, assegurando todas as exigências de segurança feitas pelo Governo do Estado”, explica. Para ter acesso à área dos shows será necessário estar de máscara. Na entrada o público terá suas mãos higienizadas com álcool em gel.  

OFICINAS

O público também pode participar das oficinas gratuitas de artesanato e gastronomia, oferecidas de forma presencial e virtual pelo site

“Não podíamos deixar de realizar essas ações, já que o artesanato e a culinária paraense têm reconhecimento em todo o mundo”, lembra a produtora cultural Suely. Segundo ela, para um maior conforto durante as atividades do projeto, todas as programações contarão com intérprete de libras, monitores e narrativa audiovisual para as pessoas com necessidades especiais.  

PROGRAMAÇÃO

Domingo:

8h - Escola de Teatro Tiago de Pinho - Espetáculo ‘Pelas Mãos de Maria’.

19h - Grupo Mistura Regional - Pará Paid’égua.

19h45 - Escola de Teatro Tiago de Pinho - Espetáculo Ópera Profana.  2

0h20 - Balet Folclórico da Amazônia - Espetáculo Dançares Amazônicos. 

21h - Arraial do Pavulagem - Arrastão do Círio.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS