O complexo Porto Futuro, em Belém, recebe a segunda edição do Festival Cultural de Nazaré. A programação, ainda no clima do Círio 2021, vai das 18h às 22h e será totalmente gratuita para a população, recheada de bandas e grupos locais. O público também poderá assistir a transmissão ao vivo pelo site.
O evento, produzido pela OMF Projetos de Eventos e Marketing, é patrocinado pelo Ministério do Turismo, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e por empresa parceira do grupo. A programação também é apoiada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e pela Universidade da Amazônia (Unama).
Neste domingo (28), a festa fica por conta do Arraial do Pavulagem, grupo tradicional paraense que promete realizar um show repleto de músicas conhecidas, cores e performance do Boi Pavulagem. Também antes deste show haverá apresentações de grupos de teatro e de dança. Uma grande estrutura de palco será montada, atendendo todos os requisitos de distanciamento social, garante a organização.
Os espetáculos de teatro e dança levarão o público a reviver a história de devoção à virgem de Nazaré. Segundo o produtor cultural Olívio Rafael, um dos organizadores do projeto, o festival surgiu com o objetivo de valorizar a fé, a arte e a cultura paraense.
“Vamos mostrar que a cultura e a religiosidade podem e devem andar juntas, principalmente em um Estado tão rico culturalmente como o Pará”, explica. Em cada noite haverá uma praça gastronômica e também exposição de artesanato paraense. A praça atenderá aos requisitos de distanciamento impostos aos estabelecimentos de alimentos.
Segundo a produtora cultural Suely Brilhante, este é o segundo ano consecutivo que o evento é realizado. “Ano passado o evento ocorreu de forma drive-in, mas este ano acontecerá na sua forma original, assegurando todas as exigências de segurança feitas pelo Governo do Estado”, explica. Para ter acesso à área dos shows será necessário estar de máscara. Na entrada o público terá suas mãos higienizadas com álcool em gel.
OFICINAS
O público também pode participar das oficinas gratuitas de artesanato e gastronomia, oferecidas de forma presencial e virtual pelo site.
“Não podíamos deixar de realizar essas ações, já que o artesanato e a culinária paraense têm reconhecimento em todo o mundo”, lembra a produtora cultural Suely. Segundo ela, para um maior conforto durante as atividades do projeto, todas as programações contarão com intérprete de libras, monitores e narrativa audiovisual para as pessoas com necessidades especiais.
PROGRAMAÇÃO
Domingo:
8h - Escola de Teatro Tiago de Pinho - Espetáculo ‘Pelas Mãos de Maria’.
19h - Grupo Mistura Regional - Pará Paid’égua.
19h45 - Escola de Teatro Tiago de Pinho - Espetáculo Ópera Profana. 2
0h20 - Balet Folclórico da Amazônia - Espetáculo Dançares Amazônicos.
21h - Arraial do Pavulagem - Arrastão do Círio.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar