plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SINDICATO

Jornalistas do Pará lançam comissão de igualdade racial

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) visar ser um organismo de combate ao racismo dentro e fora da entidade de classe.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Jornalistas do Pará lançam comissão de igualdade racial camera O encontro realizado através de uma live no YouTube nesta segunda-feira (29), formalizou o lançamento da comissão. | Divulgação/Freepik

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor/PA) promoveu, na segunda-feira (29), a primeira reunião da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira). O encontro, realizado em uma live no YouTube, formalizou o lançamento da fórum, que tem o objetivo de ser um organismo de combate ao racismo dentro e fora da entidade de classe.

A live, mediada pela jornalista Geysi Dias, contou com a participação da vice-presidente do Sinjor/Pa, Rose Gomes, e com três profissionais de comunicação atuantes no movimento negro: Flávia Ribeiro, jornalista, pesquisadora e ativista do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA); Joyce Cursino, jornalista, atriz e diretora executiva da Negritar Filmes e Produções, uma produtora audiovisual paraense composta 100% por pessoas pretas; e Jeanice Ramos, representante da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors).

Encontro na cozinha: chefs Kátia Barbosa e Nathalie Furtado

Evento reúne médicos para capacitação em doenças do coração

“A defesa do movimento negro e das causas antirracistas sempre esteve entre as principais bandeiras da atual gestão do Sinjor. Em novembro do ano passado, durante o processo eleitoral da entidade, lançamos a campanha ‘Leia autores negros’. Na ação, diversos colegas relataram a importância de ler e consumir obras de escritores e intelectuais negros como uma iniciativa de combater o racismo estrutural que silencia e invisibiliza a literatura produzida por autores pretos”, destacou Geysi Dias.

Após assumir a gestão do sindicato, em janeiro deste ano, a atual diretoria se comprometeu em criar a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Pará. A iniciativa, que já existe em outros cinco estados do Brasil, pretende levantar debates sobre a importância do respeito e da diversidade étnica não apenas nos meios de comunicação, mas na sociedade como um todo.

Apesar das causas do movimento negro serem majoritárias nas Comissões pela Igualdade Racial espalhadas pelo país, as causas indígenas também fazem parte das pautas da Corija do Pará, sobretudo, pela localização da entidade. A Amazônia é região que concentra a maior quantidade de povos indígenas no Brasil.

“A participação do Sinjor/PA nesta ação é essencial para que possamos caminhar juntos na luta antirracista. Precisamos estar presentes em todos os espaços de discussões”, destaca Rose Gomes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias