O incêndio em um galpão de armazenamento de produto químico da mineradora Imerys na noite desta segunda-feira (6) causou o vazamento de uma espessa fumaça branca no município. de Barcarena Moradores passaram a relatar nas redes sociais um forte odor, semelhante a enxofre.

De acordo com moradores, o produto armazenado seria o hidrossulfito de sódio. Utilizado para o processo de embranquecimento do caulim, o químico é extremamente nocivo para a saúde, além de ser facilmente inflamável em contato com o ar ou com a água.

LEIA TAMBÉM: Moradores abandonam casas após incêndio na Imerys

Em 2009 houve um incidente semelhante com esse produto em Belém. Na época, o vazamento foi em uma empresa localizada na avenida Arhur Bernardes e obrigou a evacuação de moradores de uma comunidade próxima. O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o incêndio utilizando as viaturas do aeroporto da capital.

O hidrossulfito pode causar severa irritação das mucosas e vias respiratórias, sensação de ardência na pele e até mesmo queimaduras. Se ingerido, o produto pode causar dor abdominal, náusea, depressão do sistema nervoso, convulsões e colapso respiratório.

Imerys atua na Vila do Conde, em Barcarena Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS