plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FÉ CATÓLICA

Vila de Caraparu celebra amanhã o seu Círio das Águas

Procissão da localidade, em Santa Izabel do Pará, chega à sua 103ª edição adaptada à covid-19, mas com extensa programação após o cortejo

Imagem ilustrativa da notícia Vila de Caraparu celebra amanhã o seu Círio das Águas camera A procissão fluvial costuma atrair cerca de 10 mil devotos. | Olga Leiria/arquivo

Também conhecido como o “Círio das Águas”, o tradicional Círio fluvial de Nossa Senhora da Conceição chega à sua 103ª edição este ano e será realizado nesta quarta-feira (8), na Vila de Caraparu, no município de Santa Izabel do Pará, nordeste paraense. A programação inicia às 5h com a alvorada e novena na igreja que leva o nome da padroeira. Em seguida, a imagem da Santa será transportada em uma embarcação, descendo as águas do rio Caraparu, até chegar à Comunidade do Cacau. Diferente dos anos anteriores, quando a celebração costumava reunir cerca de 10 mil pessoas, a estimativa é que o evento deste ano receba um número menor de participantes.

Às 7h ocorrerá o momento da acolhida e a escuta da Palavra na capela do Cacau. Após esse momento, às 8h o Círio fluvial retorna para a Vila de Caraparu. A imagem de Nossa Senhora da Conceição é transportada dentro de uma berlinda, conduzida pela embarcação dos marinheiros, acompanhada por outras embarcações com fiéis e participantes vindos de outros municípios paraenses.

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Belém libera abono a profissionais da educação

Na chegada à orla, a Santa recebe muitas homenagens, incluindo fogos de artifício. Às 10h ocorrerá a Santa Missa na igreja, celebrada pelo pároco Rúzevel do Socorro Lourinho. “Quando ela chega tem bastante homenagens, fogos, muitos aguardam na orla. Devido à pandemia muitas coisas ficaram restritas. Ano passado não aconteceu. Tivemos somente uma carreata na véspera, dia 7, percorrendo as principais ruas da comunidade”, disse Ana Cláudia Farias, membro da coordenação de divulgação do evento. “Após o Círio fluvial ocorria o círio terrestre. Os fiéis acompanhavam a imagem pelas ruas da comunidade. Esse ano foi suspenso”, informou a coordenadora.

Ana Cláudia lembrou que antes da pandemia a celebração reunia não somente os moradores locais e de comunidades ribeirinhas, mas também atraía turistas de várias regiões do Estado e até de fora. “Este ano iremos permitir a participação de pessoas de fora, só que em um número menor, pois vamos ter um controle. Uso da máscara e de álcool em gel serão obrigatórios também”, pontuou.

Programação

A festividade em louvor à Santa segue do dia 9 até o próximo dia 12 deste mês. No encerramento no dia 12 ocorrerá uma Santa Missa, às 19h, celebrada pelo pároco. Hoje (07) ocorrerá uma carreata em louvor à Nossa Senhora da Conceição.

Na quarta-feira (08) o Círio fluvial de Nossa Senhora da Conceição inicia às 5h com a alvorada e novena. Em seguida, a imagem da Santa será transportada em uma embarcação, descendo as águas do rio Caraparu, até chegar à Comunidade do Cacau.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias