A pandemia da covid-19 obrigou eventos em todo o mundo a se adequarem, o que inclui manifestações religiosas, que tradicionalmente são realizadas por grande multidões. 

É o caso da tradicional Marujada de São Benedito, em Bragança, nordeste paraense, a qual terá uma programação ajustada. No ano passado, a maior festa cultura e religiosa da região do Salgado não foi realizada e, em 2021, passar por adequações para que a população local e visitantes louvem o Santo Preto.

A festividade começa dia 17 deste mês e vai até janeiro de 2022, com o ponto alto no dia 26 de dezembro, o domingo após o Natal. Ao invés da tradicional procissão, a imagem de São Benedito sairá em carreata pelas ruas de Bragança.

Os festejos incluindo a tradicional dança no Teatro da Marujada estão mantidas, apesar da missa de encerramento da carreata ser realizada na Praça dos Eventos em vez de ocorrer em frente à Igreja de São Benedito, na orla da cidade.

Com o tema “Ó Glorioso São Benedito, que a teu exemplo saibamos amar Jesus na Santíssima Eucaristia”, a festividade é um momento bastante esperando pelos bragantinos, que costumam visitar o município, além de receber muitos turistas do Pará e outros estados do país.

Festividade vai movimentar a cidade de Bragança, com adequações em relação a vacinação contra a covid-19 Foto: Fernando Sette / Arquivo

MAIS ACESSADAS