plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
RESTRIÇÕES

Decreto que institui passaporte vacinal já está valendo

Novas medidas de incentivo à vacinação contra a covid-19 foram publicadas ontem (6) pelo governo, determinando que locais cobrem esquema vacinal completo para acesso, inclusive de servidores públicos

Imagem ilustrativa da notícia Decreto
que institui passaporte vacinal já está valendo camera Nas academias, a comprovação de vacinação é exigida para entrar | Wagner Almeida/Diário do Pará

Começou a valer ontem (6) o Decreto Estadual nº 2.044/2021, que institui a Política Estadual de Incentivo à Vacinação contra a Covid-19 no Pará e que tem por objetivo garantir a ampliação da cobertura vacinal dos paraenses. A nova legislação revoga o Decreto Estadual nº 800/2020, responsável pela implementação do sistema de bandeiramento e das medidas de combate à pandemia nos últimos meses.

Entre as novas estratégias anunciadas na semana passada pelo governador Helder Barbalho, está a adoção do passaporte vacinal, ou seja, só poderão frequentar ambientes públicos ou privados, aquelas pessoas que comprovarem já terem completado o esquema de imunização contra a Covid-19.

Neste sentido, o passaporte vacinal passará a ser obrigatório para o acesso de shows, casas noturnas, boates, cinemas, teatros, clubes, bares, academias de ginástica, cultos religiosos, eventos esportivos – amadores e profissionais –, bem como todos os equipamentos turísticos do Estado, além de reuniões, eventos e festas, realizadas em espaços públicos ou privados.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA) diz que as medidas são positivas. “Estas ações foram recebidas com um certo alívio pelos associados, pois essa forma é uma forma de também proteger os próprios trabalhadores que mantêm contato diário com os clientes”, disse.

De acordo com Fernando, todas as medidas de prevenção à transmissão do vírus vêm sendo adotadas pelos associados e dessa vez não será diferente. “Geralmente uma pessoa fica responsável pela aferição da temperatura corporal e aplicação do álcool em gel na entrada da maioria dos estabelecimentos desde que liberaram o funcionamento de bares e restaurantes. Então, muito provavelmente a verificação da carteira de vacinação será efetuada por esse mesmo funcionário. Até por isso contamos com a parceria dos clientes, já que esta nova medida visa a segurança de todos, inclusive de quem está trabalhando diariamente para oferecer um serviço de qualidade, desde o valet até o cozinheiro”, completou.

ACADEMIAS

Na academia Machida, no bairro da Pedreira, durante o dia de ontem o acesso dos alunos já ocorria somente mediante a apresentação do comprovante de vacinação. De acordo com a gestora administrativa do grupo, Thays Oliveira, os alunos frequentadores do espaço foram comunicados da necessidade de apresentar o comprovante logo após o anúncio do governador.

“A comunicação foi feita por meio de nossas redes sociais e desde sábado já começamos a receber os comprovantes dos alunos e cadastrá-los em nosso sistema. Desde o início estamos seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades e a adesão dos alunos também tem sido muito positiva”, comentou. Ramon de Souza atua como personal trainer e acha a medida bastante justa. “É uma forma de proteção, principalmente com quem trabalha diretamente com o público”, avaliou.

Elciana Novaes é estudante de direito e considera a medida excelente. Ela, que contraiu Covid-19 no ano passado, em meio à primeira onda, lembra o período em que ficou doente. “Não cheguei a me internar, mas fiquei bem mal. Até para falar tinha dificuldade. Então eu acho essa obrigatoriedade muito assertiva porque muita gente ainda não se vacinou e como tem uma nova variante circulando, não podemos facilitar”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Shoppings e Estação das Docas controlam acessos após decreto

PASSAPORTE

O Governo do Pará lançou o aplicativo “Passaporte Vacina Pará” para emissão do comprovante de vacinação contra covid-19. O aplicativo já pode ser baixado por usuários de celulares do sistema operacional IOS e em breve, os usuários de dispositivos android também poderão baixar o aplicativo gratuitamente. O Passaporte Vacina Pará também deve contar com outras funcionalidades, como localização dos postos de saúde e horários de funcionamento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias