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HISTÓRIA

RBATV 33 ANOS: emissora comemora conquistas

Nestes 33 anos de história, completos hoje, a emissora investiu em tecnologia e no crescimento profissional e hoje chega a 80% do território paraense, sempre com a melhor programação de destaque na sua televisão

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Imagem ilustrativa da notícia RBATV 33 ANOS: emissora comemora conquistas camera Torre da RBA: símbolo arquitetônico imponente da emissora do coração da Amazônia. | Wagner Santana

Uma história que começou há 33 anos, com a missão de dar voz à população paraense. Assim é a RBATV, afiliada à rede Bandeirantes. Ao longo de mais de três décadas de existência, a emissora do Grupo RBA passou por diversas transformações, acompanhou o avanço tecnológico e hoje colhe os frutos de um trabalho incansável, celebrando o maior feito que é cumprir o seu papel social de garantir o acesso à informação de qualidade e interesse público.

Hoje a programação da RBA é transmitida para 80% da população que vive no Estado do Pará. Ao todo, a emissora possui 42 canais que retransmitem o sinal da RBA no território paraense, o que transforma a emissora na maior rede regional afiliada à Band e na maior audiência Band do Brasil proporcionalmente. De acordo com o vice-presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, os números de audiência são cerca de 50% superiores à média nacional, o que coloca a RBA numa posição de bastante destaque na rede Bandeirantes.

Além disso, a programação está disponível 24 horas por dia, ao vivo, pelo site da emissora (https:// rbatv.dol.com.br), e com informações em tempo real pelas redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter. No último dia 10 deste mês foi aberta uma exposição que relembra a trajetória da RBATV, dentro de uma programação especial comemorativa que encerra hoje no shopping Bosque Grão-Pará.

A história da RBATV se confunde com a própria história do Pará. Criada em 1988 por um grande empresário da época, Jair Bernardino, a emissora era afiliada à rede Manchete. O propósito inicial era construir uma rede de televisão com uma forte influência regional, por isso recebeu o nome de Rede Brasil Amazônia de Televisão, conforme lembrou Camilo Centeno, que está na empresa desde 1990. Pouco tempo depois, a emissora passou para os herdeiros do empresário e, em seguida, foi adquirida pelo senador Jader Barbalho e família, que começaram a administrar a empresa.

“A missão era integrar todo o Estado do Pará através de uma rede de televisão voltada para as coisas do Pará e que tivesse uma influência na região Norte como um todo. Em três décadas muita coisa mudou. Primeiro tivemos uma revolução tecnológica. Na época, a televisão era analógica, hoje é totalmente digital. Com a chegada do sinal digital todas as limitações praticamente foram suplantadas, a qualidade do sinal, de imagem e o alcance. Isso aconteceu entre 2010 e 2012 e nós fomos, inclusive, a primeira emissora do Estado do Pará a transmitir o sinal digital”, recordou Centeno.

A emissora evoluiu em termos tecnológicos, no conteúdo e programação, mas, principalmente, passou a se manter de forma mais próxima e a conhecer melhor o seu público, entendendo as suas necessidades. Para Centeno, a programação foi moldada e segue até hoje com um jornalismo voltado aos anseios da comunidade. “Cada vez mais a população precisava de mais espaço para levar a sua voz até as pessoas que poderiam decidir o destino do Estado. Até hoje a RBATV cumpre essa missão. Inicialmente visava a produção cultural e as riquezas do Estado e fomos também abraçando a comunidade, o mais perto possível da população. Durante décadas tivemos perseguição política. Mas isso não impediu que nós crescêssemos”, disse.

Centeno ressaltou que hoje a RBA possui os melhores estúdios de televisão do Estado, em termos de equipamentos, espaço e recursos tecnológicos, o que garante a qualidade do conteúdo que chega ao telespectador. “Temos vários programas vice-líderes de audiência e, em alguns eventos, assumem a liderança. Mais ainda agora com esse crescimento que a Bandeirantes está tendo na programação, a partir do momento que voltou a investir. Temos a Fórmula 1, um jornalismo muito forte e sempre bem posicionado. Estamos voltando para o entretenimento com a contratação do Faustão, que estreia em 17 de janeiro. Apostamos no crescimento da audiência nacional da Bandeirantes, sobretudo no horário nobre. E, com isso, crescemos juntos”, declarou.

EXPANSÃO

Para 2022, Camilo Centeno adianta que já existem metas traçadas e uma delas é fortalecer a interiorização da emissora, expandindo o seu sinal digital. “Vamos trabalhar muito fortemente para ampliar bastante essa cobertura em sinal HD. Nas principais cidades do Estado o sinal já está em HD como em Santarém, Marabá, Altamira, Parauapebas. Em breve vamos ter Paragominas, Breves, Salinas, uma série de cidades vão receber sinal com outra qualidade de programação. Além de investir cada vez mais em jornalismo e a nossa ideia é ampliar, também, os nossos espaços para outros tipos de programas, entre eles programas na área cultural”, destacou.

Diretor comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato frisou que é de extrema importância celebrar mais de três décadas de uma emissora genuinamente paraense, que fala para o Estado, que é a voz do Pará e que retrata as belezas, a cultura, mas também as dificuldades do dia a dia. Segundo ele, o Grupo está constantemente em busca de novos desafios. “A RBA é uma das emissoras mais modernas em termos de tecnologia. Durante todo esse tempo, participamos de grandes coberturas jornalísticas. Sempre valorizando os nossos profissionais e criando conteúdos de qualidade. No último mês de maio, tivemos a renovação de nossos cenários, na grade de programação, dentre outras estratégias sempre pensando em levar o melhor jornalismo aos nossos telespectadores”, disse.

RBATV 33 ANOS: emissora comemora conquistas
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