Assim como a simbologia do Natal, que representa a vida, a Fundação Hemopa propõe que a Campanha 'Doe um presente para um paciente neste Natal' desperte na sociedade a consciência sobre a importância da doação de uma bolsa de sangue, já que o ato pode significar a vida para pacientes internados na rede hospitalar e também para quem faz tratamento de uma doença rara, que necessita de transfusões de hemocomponentes.
Jornalista da TV Record precisa de doação de sangue; ajude!
Somente no Ambulatório do Hemopa, mais de 15 mil pacientes fazem parte da rede de atendimento. A maioria deles necessita de transfusão sanguínea para lutar contra uma doença hematológica. Somando a necessidade dos hospitais oncológicos e de urgência e emergência de todo o Estado do Pará, a necessidade de um estoque abastecido de bolsas de sangue é diária.
"A única forma de garantir o atendimento transfusional é contando com a solidariedade de cada indivíduo saudável que pode ser um voluntário desta causa. Sangue não se fabrica, não se compra. Apenas se doa. E que tal fazer o bem ao próximo neste Natal, doando o que você tem de mais preciso, que é o sangue, que é vida?!", sugere Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa.
CAMPANHA NESTE SÁBADO
Neste sábado (18), a Fundação Hemopa vai realizar coleta de sangue em seis municípios paraenses.
Em Belém, as unidades sede e Castanheira abrem de 7h às 13h. Assim como as unidades de coleta nos municípios de Castanhal e Altamira.
Também haverá ação da unidade móvel no Shopping Metrópole, em Ananindeua. O ônibus fica estacionado na garagem e o atendimento será das 9h às 16h.
No Hemonúcleo de Redenção, o atendimento será de 7h às 15h. Em Abaetetuba, os voluntários poderão doar entre 7h e 16h. E em Capanema, a coleta de sangue será de 7h às 17h.
COMO SER UM DOADOR
Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar