plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Atendimentos por gripe crescem 83% nos postos de Belém

O surto de influenza foi confirmado pela Sesma, que orienta sobre procura de atendimento. O DIÁRIO percorreu alguns postos da capital novamente e comprovou a grande procura por causa de sintomas gripais

Imagem ilustrativa da notícia Atendimentos por gripe crescem 83% nos postos de Belém camera Nos últimos dias, as unidades de saúde da capital ficaram lotadas tanto dentro quanto fora | Mauro Ângelo/Diário do Pará

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a procura por atendimentos para casos de gripe teve um aumento de 83% nas unidades de saúde de Belém em dezembro. O surto provocado pelo vírus Influenza foi confirmado pela Secretaria de Municipal de Saúde, na última quarta (15). O DIÁRIO percorreu algumas unidades de saúde da capital e registrou a grande procura por atendimento e a dúvida dos pacientes em relação aos sintomas do vírus influenza. Para a Sesma, a alta cobertura vacinal é a principal responsável pela ocorrência de casos leves e moderados da doença, sem que haja necessidade de internação.

A auxiliar de escritório, Josiane Pereira, 27 anos, levou o marido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta depois de notar possíveis sintomas da gripe na manhã de ontem (17). Ela conta que foi a primeira a sentir a garganta inflamada ainda na sexta passada (10). Durante esta semana, o companheiro apresentou febre e os dois procuraram por atendimento. “Eu vim na segunda ser atendida e hoje vim trazer meu esposo que tava com febre, não sei se é covid ou se é essa gripe porque não fazem teste na gente aqui. Eu tô aguardando porque tem muita gente, tá muito lotado, entra e sai toda hora”, conta.

Saiba como ter 25% de desconto no pagamento do IPTU 2022

RBATV: há 33 anos surgia a 1º emissora genuinamente paraense

O vírus influenza causa dor de cabeça, dor no corpo, inflamação na garganta, febre, congestão nasal, tosse e coriza. Esses foram alguns dos sintomas apresentados pela sobrinha de Liliane Castro, 35, que esperava pelo atendimento na UPA da Terra Firme, ainda pela manhã. A criança de 7 anos aguardava o diagnóstico médico para o tratamento da possível gripe. “Ela tá com os sintomas desde ontem de manhã, começou a espirrar, espirrar, de noite ficou com nariz entupido, aí de madrugada começou a dar febre, foi rápido. Só que a febre não passava e agora de manhã a gente deu até banho nela, mas não teve jeito tivemos que trazer ela”, relatou a autônoma.

MEDIDAS

De acordo com o secretário de saúde Maurício Bezerra, o aumento da procura tem relação direta com a circulação do novo vírus da gripe em Belém, já que nesse mesmo período não foi registrado aumento nos casos de covid-19. Para conter a circulação do H3N2, a Sesma tomou algumas medidas de suporte aos pacientes. “Reforçamos as estruturas de atendimento de urgência e emergência, UPAS e prontos-socorros. Criamos os serviços de vigilância epidemiológica para registrar diariamente todos os casos que são atendidos. Solicitamos a população que em casos leves de gripe vá nas unidades básicas de saúde, que estão estruturadas, deixe para ir para UPA quando tiver com sintomas mais graves”, orienta.

PREVENÇÃO

Para conter a disseminação do surto na capital, a Sesma alerta para a importância da vacinação contra influenza e o respeito ao protocolo sanitário da covid-19, que também serve para evitar outras infecções por via respiratória. O uso de máscara, distanciamento social e a higienização das mãos devem ser práticas reforçadas para evitar a contaminação. Segundo a Secretaria de Saúde, qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade pode se vacinar contra a gripe nas 60 unidades de saúde do município, além das unidades móveis de vacinação, em shoppings, faculdades e hospitais militares. A atualização da vacina é anual, por isso quem tomou a dose da vacina no início deste ano já pode receber novamente o imunizante, independente se tiver com os sintomas da gripe.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias