Após o Ministério da Saúde anunciar a redução no intervalo de aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, de cinco para quatro meses, as prefeituras municipais já estudam como será a logística para a aplicação dos imunizantes na Grande Belém.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a decisão deve ser anunciada ainda nesta semana.
"A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ainda analisa tecnicamente a aplicação da medida. A decisão deve sair ainda nesta semana e será oportunamente anunciada", diz a nota.
Câmara Técnica aprova vacinação de crianças contra Covid-19
Benefício para estudantes é pago para 67 mil em dois dias
Já a Prefeitura de Ananindeua informou que a aplicação da 3ª dose já está acontecendo no município. A dose reforço também está sendo aplicada durante os corujões da vacinação.
"Qualquer pessoa que tenha o intervalo mínimo pode procurar uma Unidade básica de Saúde (UBS) da cidade e se vacinar. Até ontem, era 5 meses e agora passou para 4", afirmou a prefeitura.
O DOL entrou em contato com a secretaria de saúde de Marituba e, aguarda um posicionamento.
Ministério da Saúde
A informação sobre a antecipação no intervalo da segunda para a terceira dose da vacina foi divulgada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, através do Twitter. Segundo o ministro, a portaria com essa alteração será publicada nesta segunda-feira (20).
Para ampliar a proteção contra a variante Ômicron vamos reduzir o intervalo de aplicação da 3ª dose de cinco para quatro meses. A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco.
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) December 18, 2021
“Informem-se sobre o calendário vacinal do seu município e veja se já chegou a sua vez”, acrescentou.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacina da Pfizer será utilizada como dose de reforço em pessoas vacinadas com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.
Quem tomou a vacina da Janssen, que inicialmente era dose única, deverá reforçar com uma segunda dose.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar